RSS

Hoje 70º aniversário da morte de Fernando Pessoa


CANÇÃO

Sol nulo nos dias vãos
Cheios de lida e de calma,
Aquece ao menos as mãos
A quem não entras na alma!

Que ao menos a mão ,roçando
A mão que por ela passe,
Com extremo calor brando
O frio da alma disfarce!

Senhor, já que a dor é nossa
E a fraqueza que ela tem,
Dá-nos ao menos a força
De a não mostrar a ninguém.


Fernando Pessoa




Se eu pudesse dizer
O que nunca te direi,
Tu terias que entendre
Aquilo que nem eu sei

Fernando Pessoa

Ele sempre foi ... diferente !!!

Fotografia do Dia ... do Ano ... de Sempre

5 minutos de Jazz

Mizell Brothers. Musicas alternativas. Deixa entrar o Jazz que há em ti.

Cameron Diaz

Escusas de te despir, só porque queres entrar para sócia do Curral. Temos cá muito melhor.

Aviões de papel

Quando era miudo fazia aviões de papel. Se quiseres relembrar, clica aqui.

As formigas e as cigarras

Só hoje vi pela primeira vez uma cigarra. E tu?

Todos diferentes, todos iguais

Incertezas

Que conhecimento perdemos com a informação e que sabedoria perdemos com o conhecimento?

Enigma


Um pequeno enigma para exercitar os seus (meus) neurônios: três cartas são colocadas com a face escondida sobre a mesa. À esquerda da rainha, está o valete. À esquerda da carta de espadas está uma carta de ouros. À esquerda de uma carta de copas, está um valete. À direita de um rei está uma carta de espadas. Encontre a ordem das cartas .

Derrames ou AVC


Às vezes, os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, a falta de reconhecimento provoca um estrago. A vítima de um derrame pode sofrer danos cerebrais quando as pessoas em redor não reconhecerem os sintomas do derrame. Agora, os médicos contam que alguém que convive com a pessoa em questão possa reconhecer o derrame mediante três testes simples: 1. Pedindo a ela para rir 2. Pedindo a ela para levantar os dois braços; 3. Pedindo a ela para falar uma frase simples; Se ela tem dificuldade com um destes testes, chame imediatamente o pronto socorro e conte sobre os sintomas a quem atender o telefone. Depois de fazer com que um grupo de voluntários não-médicos fosse capaz de identificar um problema facial, um problema nos braços ou dificuldade em falar, cientistas querem que estes os três testes sejam conhecidos pelo maior número possível de pessoas. Eles apresentaram suas conclusões na American Stroke Association na reunião anual em fevereiro de 2004. O uso comum destes testes pode dar oportunidade de uma diagnose imediata e um tratamento de derrame, e prevenir um prejuízo do cérebro. Um cardiologista diz: "Se cada um que receber este e-mail mandá-lo para mais dez pessoas, você pode apostar que, no mínimo, uma vida será salva."

Grande Portuga

Ontem à noite fiz amor com a minha mulher quatro vezes seguidas - disse o francês - e de manhã, ela fez um delicioso crepe e disse que me amava muito.
- Ah, ontem à noite fiz amor com a minha seis vezes - resposta do italiano e de manhã ela fez uma deliciosa omeleta e disse que eu era o homem da vida dela.
Como o português ficou calado, o francês perguntou:
- Quantas vezes é que fez amor com a sua mulher ontem à noite?
- Uma - respondeu o português.
- Só uma?! - Exclamou o italiano - E de manhã, o que é que ela disse?
- Não pares!!!

Napoleão é do Curral

Besame mucho

...como se fuera la ultima vez...

Disse-me o JJ

Os melhores perfumes vêm nos frascos mais pequenos.

Só hoje percebi

Um dia, no jardim do Éden, Eva dirige-se a Deus :- Senhor, tenho um problema !- Qual é o problema Eva ?- Senhor, sei que fui criada por Vós, recebi este magnífico jardim, todos estes maravilhosos animais e esta serpente idiota, mas o problema é que não sou feliz.- Porque Eva ? pergunta a voz no alto.- Senhor, sinto-me solitária e não agüento mais maçãs.- Neste caso, Eva, tenho uma solução. Vou criar um homem para você.- O que é um homem, Senhor ?- Um ser cheio de defeitos. Mentirá, trairá, será vaidoso e se coroará de glórias. Na verdade, ele azucrinará a sua vida, mas será o maior, o mais forte, o mais rápido e amará caçar e matar. Ele parecerá um pouco ridículo quando excitado porém, como você se queixa, eu o criarei de tal modo que ele possa satisfazer as suas necessidades físicas. Além disso, ele será estúpido e se divertirá com coisas completamente inúteis como jogar bola ou lutar. E já que não será muito brilhante, precisará dos seus conselhos para orientar bem o pensamento dele.- Geniaaaaaaaaaal ! exclama Eva. Mas logo em seguida franze a sobrancelha e pergunta com desconfiança:- E o que devo Lhe dar em troca, Senhor ?- Existe uma condição…- Qual é, Senhor?- Como eu lhe disse, este homem será orgulhoso, arrogante e vaidoso. Portanto, você deverá deixá-lo acreditar que o criei em primeiro lugar. Mas, lembre-se, este será o nosso pequeno segredo, de mulher à mulher…
Esta é uma pequena fábula bíblica para combinar com o espírito do Natal.

Serão dos Queridinhos

Dia 17 a Laura Xô e o Feliciano ofereceram-nos a sua casa para jantar e realizar o 1º Serão dos Queridinhos. As mulas terão de levar uma sobremesa de preferência caseira. Todos os participantes que desejarem participar terão de contar uma história, ler um pequeno conto ou uma experiência de vida. No final por escrutínio secreto serão eleitos os 3 primeiros galardoados com o prémio "Queridinho do Ano".
Como habitualmente quem se quiser inscrever poderá faze-lo através da PT, isto é Pedro & Tito

Tiques


Tenho uma amiga que tem um tique. Antes de acender o cigarro, dá umas batidinhas com ele no isqueiro. Não sei se é um tique, um ritual ou se é para que o fumo fique mais compacto. Ou se está tentando dizer algo assim como “eu sei que fumar faz mal mas a tua opinião não me interessa”. Talvez ela tenha visto o gesto nalgum filme e isso ficou na sua cabeça. Ou ainda seja apenas porque esta é a única e elegante expressão feminina de autoridade a que ela se permita. Enfim, não sei o que são essas batidinhas...o que sei é que lhe dá um certo "style", mas que ela fica mais bonita sem o cigarro, fica !

Uma história...

Por falar em festa, tem uma história que é a minha preferida. Um casal aceitou o convite para um jantar chique. Não eram ricos nem famosos como os anfitriões, mas foram. Não sem antes embrulhar cuidadosamente o presente comprado, digamos com uma certa dificuldade, pela esposa. Era uma caixa lindíssima, cheia de velas de todas as cores, que ela mesma gostaria de ter. Foi o que disse ao seu marido: “Eu só ofereço o que amo e desejaria possuir. Penso que é isso que dá valor a um presente. Quem não tiver a mesma sensibilidade ou o mesmo gosto que eu, que se dane. Quando dou o que aprecio, mesmo que não seja bem recebido, fico em paz com a minha consciência”.
A anfitriã os acolheu à porta do apartamento luxuoso e como devia estar habituada aos presentes recebeu o pacote com total indiferença. Colocou-o, sem abrir, sobre o consola da entrada e o esqueceu. Os aperitivos e o jantar transcorreram normalmente, mas o casal entreolhava-se de tempos em tempos perguntando-se se ela resolveria desembrulhar a lembrança.
A anfitriã saia da sala, voltava, saia e... nada. Ao ir ao toilete, a esposa notou que o pacote ainda estava lá, junto com alguns outros, sobre a consola da entrada.O jantar terminou. O casal dirigiu-se ao automóvel, ela cabisbaixa, pensando em como as pessoas podem ser tão mal educadas.
O marido lhe abriu a porta do carro, deu a volta e tirou o casaco para entrar. Quando sentou ao volante, estendeu o lindo embrulho à mulher. “O que é isso ? Você roubou o ‘nosso’ presente da consola da entrada e escondeu-o debaixo do casaco?” “Não roubei, disse ele. E ninguém percebeu. Como você sempre dá o que gostaria de ter e como o que gostaria de ter não foi recebido, apenas o estou devolvendo para você!”

Quem quer ovos que os ponha !

Fétiches


Tenho um fétiche por sapatos de sonho, por isso comprei este para a minha "cindarela" para lhe dar no Natal.

Parabens Ti Cila


Festeja hoje o seu aniversário a Cila, a quem respeitosamente entregamos simbolicamente a nossa prenda. Para quem não a conhece apenas posso dizer que é uma mulher muito bonita, e mais não posso dizer.

Friedrich Wilhelm Nietzche 1844-1900

"O que não me mata, deixa-me mais forte"

CHUVA

A chuva está caindo
caindo no chão
Tic...Tic...Tic...
Na poça de água
O sapo:
Glup...Glup...Glup...
E as crianças saltitando na lama
Platif...Platif...Platif...
Que chuva feliz.


Valdivino Schmitz

Provérbios para gente culta!

Expõe-me com quem deambulas e a tua idiossincrasia augurarei.
(Diz-me com quem andas e te direi quem és)

Espécime avícola na cavidade metacárpica, supera os congéneres revolteando em duplicado.
(Mais vale um pássaro na mão, que dois a voar)

Ausência de percepção ocular, insensibiliza órgão cardial.
(Olhos que não vêem, coração que não sente)

Equídeo objecto de dádiva, não é passível de observação odontológica.
(A cavalo dado não se olham os dentes)

O globo ocular do proprietário torna obesos os bovinos.
(O olho do amo engorda o gado)

Idêntico ascendente, idêntico descendente.
(Tal pai, tal filho)

Descendente de espécime piscícola sabe locomover-se em líquido inorgânico.
(Filho de peixe sabe nadar)

Pequena leguminosa seca após pequena leguminosa seca atesta a capacidade de ingestão de espécie avícola.
(Grão a grão enche a galinha o papo)

Tem o monarca no baixo ventre
(Tem o rei na barriga)

Quem movimenta os músculos supra faciais mais longe do primeiro, movimenta-os substancialmente em condições excepcionais.
(Quem ri por último ri melhor)

Quem aguarda longamente, atinge o estado de exaustão.
(Quem espera desespera)

P.S. - Estes provérbios foram enviados por mail por Prof. Arlete Valente

Beijos e Abraços,

Pedro Moreira

“A Metamorfose” de Kafka

Na vida a metamorfose em certo tipo de pessoas, provoca alterações aberrantes de comportamento, mas como não devemos confundir pessoas com comportamentos, apreciem da vossa janela a metamorfose de um espécimen que normalmente parasita ao vosso redor.

All Blacks um mito da Nova Zelandia


Segundo a mitologia maori, Tama-nui-to-ra [Deus-sol] tinha duas esposas: Hine-raumati [dama do verão] e Hine-takurua [dama do inverno]. Seu filho com a dama do verão chamou-se Tane-rore e acredita-se que tenha sido ele o inventor do haka. Por ser expressão de força e poder, a dança é executada pelos homens, mas as mulheres os apóiam no canto, que fala de morte para intimidar o oponente [e funciona. se eles fizessem isso na minha frente eu gritaria pela minha mãe. além disso, a seleção neozelandesa tem um retrospecto de vitórias esmagador.]. O haka do All Blacks, talvez a seleção de rugby mais poderosa, que completa 100 anos na liga mundial, diz:
Ka mate -- Ka mate
Ka ora -- Ka ora
Ka mate -- Ka mate
Ka ora -- Ka ora
Tenei Te Tangata
Puhuruhuru
Nana i tiki mai whakawhiti te ra
Upane -- Upane
Upane Kaupane
Whiti te ra
Em português:
É a morte - É a morte
É a vida - É a vida
É a morte - É a morte
É a vida - É a vida
É o homem cabeludo
Que faz brilhar o sol novamente
Sobe a escada
Sobe até o topo
O sol brilha!

Que te parece?

Quem o feio ama, bonito lhe parece.

Enigma

Dois patinhos estão na frente de um patinho, dois patinhos estão atrás de um patinho e um patinho está no meio. Qual é o total de patinhos?

Tomar consciência. Ser solidário..

Em tua casa já alguma vez passaste fome? Consegues imaginar-te com fome e não ter alimentos. Pensa naqueles que precisam do essencial para sobreviver e colabora com o Banco Alimentar Contra a Fome.

Segredo revelado

Seus olhos são da cor dos sonhos
Que levo dentro do meu peito.
Como um segredo guardado
Que só a nós diz respeito.

Conheces alguem parecido nos humanos?




Violetas Majestic

Video Mula

Mariah Carey, canta "Without you"

Maldivas




A Laura Xô e o Feliciano vão apresentar na noite do "Serão dos Queridinhos" no próximo dia 17 o destino do Passeio Fantasma. Não nos perguntem como conseguimos o "furo" da notícia, mas desde que o Manel Tavares entrou para o Curral a nossa vida de redação tornou-se mais facil. Obrigado Manel.

Convidado para a próxima Gala

Convidada para a próxima Gala, esta jovem japonesa, perdeu a cabeça, quando soube que o Pedro era o apresentador.

Apanhei-te


Foste ás compras de Natal para mim e apanhei-te sem saberes, mas estou ansioso por saber o que me compraste.

Christmas Songs

Canções de Natal por Diana Krall, imperdivel.

Unforgettable

Unforgettable by Natalie Cole e seu pai Nat King Cole

Oculos de Sol

Elégantes et raffinées, ces lunettes de soleil sont agrémentées de motifs floraux et cristaux Swarovski.

Caça

Agora percebo porque no Curral há tanto caçador.

Love Should


So we sleep in beds
We've never made
Holding close to love
When love should fade
Holding on to this is the best thing we'll ever do

Moby

All I Want For Christmas Is You

Tudo o que eu quero para o Natal és tu. By Mariah Carey

JJ


Quando soube corri para a praia e desenhei o vosso coração. A magia resultou. O mágico ficou feliz.

Sonhos

Escolhe um palavra e vê o teu sonho

Estamos lá

Às vezes temos que mentir...


Em conversa ontem à noite com o Tiaguito:

- Ó pai, tu ganhaste um prémio, que eu vi-te. Foi de Golfe ? (por causa da forma do dito troféu).
Eu respondi, "não Tiago, os prémios tinham todos aquela bola em cima mas não são de golf."
E ele voltou a perguntar, - "Então, tu és bom em quê ?"
Bem aí, eu resondi: "Acho que foi um prémio de música"...

Se ele vos perguntar alguma coisa, por favor confirmem !!!

Os Amigos de Abrantes

Para a Lena e Sr. Baptista, um grande beijinho!

OS AMANTES SEM DINHEIRO


Tinham o rosto aberto a quem passava.
Tinham lendas e mitos
e frio no coração.
Tinham jardins onde a lua passeava
de mãos dadas com a água
e um anjo como irmão.

Tinham como toda a gente
o milagre de cada dia
escorrendo pelos telhados;
e olhos de oiro
onde ardiam
os sonhos mais tresmalhados.

Tinham fome e sede como os bichos,
e silêncio
à roda dos seus passos.
mas cada gesto que faziam
um pássaro nascia dos seus dedos
e deslumbrando penetravam no espaço.

Eugénio de Andrade

BISCOITOS



Fui aos Açores esta semana e levava comigo o motorista das Mini-Mulas. Ao chegar à indicação de "Biscoitos" fiquei sem colaborador e colega.
Seria por acaso ou por causa dos Famosos Cavacos/ Cordeiros que aí se pesacam.

Ni

Preferes ter razão ou ser feliz?

...as tuas reticências são o interludio. A tua decisão tem o meu apoio no sentido de que o que decidiste é o melhor para ti. O futuro, esse é teu. O que ficou para trás foi bom. Se ficar amizade tambem será bom. O mais importante é que seja qual for teu objectivo eu estarei do teu lado. A escolha é e será sempre tua...ter razão ou ser feliz!

Para o Paulo, Luisa e Rita

Tonight i will put a light near a window in Andre´s memory.

Tenho uns amigos em Abrantes

O Baptista e a Lena de Abrantes são um casal que conheci por intermédio da Mena e do Ni. Vem isto a propósito de que o meu pai foi militar em Abrantes no tempo da 2ª guerra mundial e quando eu era miudo ouvia uma expressão "Tudo como dantes em Abrantes". Vem isto a propósito de que a Lena é uma senhora com quem dá gosto falar. Com ela o dia fica mais bonito. Vem isto a propósito, de que hoje senti saudades dela e por isso vem mesmo a propósito que amanhã lhe vou ligar só para dizer olá. Não há amizade, so há provas de amizade. Obrigado Lena.

O frasco de maionese

Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe.A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que "sim".O professor tomou então uma caixa de fósforos e vazou-a dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe.O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que "Sim".Logo, o professor pegou uma caixa de areia e vazou-a dentro do frasco.Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o prof. questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um "Sim" retumbante.O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião.Quando os risos terminaram, o professor comentou: "Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, como Deus, a família, os filhos, a saúde, os amigos, as coisas que te apaixonam.São coisas que mesmo que perdesses tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia.Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro, etc.A areia é tudo o resto, as pequenas coisas.Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes.Presta atenção às coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades, e o resto é a areia.Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: - Então e o que representa o café? O prof. sorriu e disse: "Ainda bem que perguntas! Isso é só para lhes mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, sempre há lugar para tomar um café com um amigo.
mail enviado pelo Manuel Tavares

Toponímia

Rua onde moram as nossas primas francesas.

Sorri sempre

Sorri sempre, ainda que o teu sorriso seja triste, porque mais triste que o teu sorriso triste, é a tristeza de não saberes sorrir.

mail enviado pela Fátima Barbosa


Sol de Outono

Dominó


Quem sabe jogar dominó ?

Rádio Mula


O prometido é devido.

Para a Laura Xô, Yesterday, dos Beatles

ÚLTIMA HORA

É com todo o gosto que Miss Mula e Mula Mor disponibilizam a sua casa para o Serão Familiar, propondo desde já o dia 17 de Dezembro.

Rádio Mula

Já lá vão uns diazitos que a RM dão dava sinal. O DJ tem andado um bocadito ocupado, e bem, não interessa!
No regresso, deixo-vos, não um mas dois belos temas:

O primeiro, da Filarmónica do Gil: Deixa-te ficar na minha casa

A seguir, podem ouvir este belissimo tema dos lendários "Stones", extraído de um album de 1998, No security - Waiting on a friend

Kamasutra

Eis um bom motivo para comprar uns sofás novos

http://www.loveyourmouse.com/awards/cannes/tokstok/kamasutra.html

Usem aimaginação e, divirtam-se

Humor

Num avião, o piloto informa:
- Senhoras e Senhores, o avião está a perder altitude e toda a bagagem
deve ser atirada fora!
Apesar de mais coisas serem lançadas fora, o avião continua a perder altitude.
- Estamos ainda a baixar! Temos que atirar fora algumas pessoas... - avisa
piloto.
Há um grande rebuliço entre os passageiros.
E continua o piloto...
- Para fazer isso, os passageiros serão jogados fora em ordem alfabética! Assim, "A"....há algum "Africano" a bordo? Ninguém se move.
- "B"... algum Black a bordo?"
Nada.
- "C"... algum Crioulo a bordo?"
Continua nada.
- "D"...alguém De cor?
De novo ninguém se mexe.
- "E"....algum mais Escurinho?
Um pequeno menino pretinho pergunta ao pai:
- Pai? Afinal, o que somos nós?
- ZULUS FILHO, ZULUS!!

FELICIDADE EXISTE.......

Felicidade existe quando aquilo que pensamos, aquilo que dizemos, e aquilo que fazemos estão em harmonia.
Gandhi

O Medo

Entre nós e as palavras, com voz de Al Berto e música de Francisco Ribeiro

Anniversaire / Birthday

Marc Chagall, judeu russo.

Põe-te fino

Se o que vês de encaixa à justa na realidade que mais te convem, desconfia dos teus olhos.

Eureka

Descobri que a felicidade virá quando completarmos o que nos falta.

A Mentira

Ninguem tem mais probabilidades de cair num engano que que aquele para quem a mentira se ajusta aos seus desejos.

Neurótico

O neurótico não precisa de um terapeuta que o cure nem de um padre que o vele. Precisa apenas de um professor que lhe mostre em que ponto do caminho se perdeu.

O Complexo de Édipo

Vou aproveitar o meu último dia de férias (BUÁÁÁÁÁ!!!!!!!!!!!) do ano de 2005 para esclarecer todos os pais interessados sobre a tão aprogoada passagem da infância que Freud denominou "Complexo de Édipo".
De acordo com a lenda, Édipo foi um herói das tragédias gregas sobre o qual o oráculo tinha predito que mataria o pai e casaria com a mãe. Freud retoma esta lenda e tenta descrever e compreender as primeiras relações afectivas da criança com os pais. De uma forma sucinta, cá vai:
1) O primeiro objecto de amor da criança é impossível, já que escolhe, como primeiro parceiro, o progenitor do sexo oposto! No entanto, astuta como deve ser, rapidamente se apercebe que o pai e a mãe vivem uma relação amorosa entre eles, da qual é excluída (se não se apercebe é porque os pais não o dão a entender, ou não a vivem, de facto)!
2) A criança opta pela estratégia de indentificação com o progenitor do mesmo sexo: o rapaz vai tentar adquirir a virilidade que permitiu ao pai conquistar a mãe e a rapariga faz-se "coquette" para adquirir a feminilidade que permitiu à mãe seduzir o pai.
Ora, é nesta medida, que o comportamento dos pais se torna crucial quanto à construção da personalidade, vida e escolhas sexuais futuras da criança: se a mãe se ocupa demasiado com o filho e o pai com a filha e se não mantêm entre si uma verdadeira relação amorosa, há maior probabilidade do aparecimento de perturbações sexuais!!!
Meuzzze amigozzzzz....não havia nexexidade!!!
Estejam atentos aos vossos pequenos!
Beijocas

Deixa-me que te conte

Um livro de Jorge Bucay, que vos aconselho. "Deixa-me que te conte". Á venda na Fnac. Fácil de ler, á base de metáforas.

O que pensas tu?

O surdo acha sempre que os que dançam estão loucos.

Serões de Inverno

O Pedro e eu vamos convidar-vos para um serão familiar no ambito do Curral da Mula. O objectivo será o de que cada participante terá de contar uma história ou ler um conto no periodo maximo de 5 minutos. No final haverá uma votação por escrutinio secreto onde serão eleitas as tres melhores histórias/contos. Haverá troféus para os três primeiros classificados que doravante se chamarão "Queridinhos".
A data será marcada brevemente, entretanto vão escolhendo as vossas histórias.

O 1º "post" do Kiko

Este "post" é da autoria do nosso Kiko (Francisco Macedo), o mais novo elemento do Curral a postar. Foi-me enviado por mail pelo mesmo, com o respectivo pedido de publicação:

Titulo: "UM JOGO DE FUTEBOL"

"No dia 20 de Novembro de 2005,ouve um jogo de futebol, entre kiko e Carlos(com bonecos).
Que ao interevalo estava por 3-2 o jogo terminava aos 10 golos.Quando o jogo acabou o kiko é claro ganhou por 10-9.No fim do jogo eu e o meu pai estávamos a transpirar foi um bom jogo.
ADOREI!"

(Para lerem o artigo cliquem sobre a imagem)
Beijos e abraços,
Pedro Moreira

A VERDADEIRA ESSÊNCIA DO SER VIVO È SER ...ELE MESMO


A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.

Isaac Newton

MENA


Lembra-te sempre que cada dia nasce de um novo amanhecer.

E Deus derramou tinta!!! No tema...


Depois das grandes tempestades nas nossas vidas, às vezes, ao invés da bonança esperada, costumamos fechar a alma para balanço. E, por mais que digamos estar disponíveis ao diálogo, bem no fundo do nosso coração colocamos uma porta. Esta porta fica tão trancada que, se nós mesmos não a abrirmos, tornar-se-á quase que intransponível. Fingimos não ver o letreiro luminoso de "passagem proibida" ou os cadeados enormes que colocamos nos portões e nos muros que erguemos ao redor de nós. Um dia, talvez, venhamos a entender melhor os mistérios da vida e, para chegarmos a um determinado ponto, muitas vezes teremos que passar por vários obstáculos. A única coisa que podemos arriscar, é que nada acontece por acaso.
Ou será que acontece?

PEDRA FILOSOFAL


Eles não sabem que o sonho
É uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanço
como este ribeiro manso,
em serenos sobresaltos
como estes pinheiros mansos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.
Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho alacre sedento ,
de focinho pontiagudo,
que fossa através do tudo
num prepétuo movimento.
Eles não sabem que o sonho
é tela,é cor,é pincel
base, fuste,capitel
arco em ogiva vitral,
pináculo de catedral,
contraponto sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retoma de alquimista
mapa do mundo distante,
rosa dos ventos, Infante,
caravela quinhentista
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim
florete de espadachim,
bastidor, de passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora, para-raios,
locomotiva, barco de proa festiva,
alto -forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra som televisivo
desembarque em foguetão
na superficie lunar,
Eles não sabem , nem sonham
que o o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida entre
as mãos de uma criança.

António Gedeão

A Festa