RSS

O Complexo de Édipo

Vou aproveitar o meu último dia de férias (BUÁÁÁÁÁ!!!!!!!!!!!) do ano de 2005 para esclarecer todos os pais interessados sobre a tão aprogoada passagem da infância que Freud denominou "Complexo de Édipo".
De acordo com a lenda, Édipo foi um herói das tragédias gregas sobre o qual o oráculo tinha predito que mataria o pai e casaria com a mãe. Freud retoma esta lenda e tenta descrever e compreender as primeiras relações afectivas da criança com os pais. De uma forma sucinta, cá vai:
1) O primeiro objecto de amor da criança é impossível, já que escolhe, como primeiro parceiro, o progenitor do sexo oposto! No entanto, astuta como deve ser, rapidamente se apercebe que o pai e a mãe vivem uma relação amorosa entre eles, da qual é excluída (se não se apercebe é porque os pais não o dão a entender, ou não a vivem, de facto)!
2) A criança opta pela estratégia de indentificação com o progenitor do mesmo sexo: o rapaz vai tentar adquirir a virilidade que permitiu ao pai conquistar a mãe e a rapariga faz-se "coquette" para adquirir a feminilidade que permitiu à mãe seduzir o pai.
Ora, é nesta medida, que o comportamento dos pais se torna crucial quanto à construção da personalidade, vida e escolhas sexuais futuras da criança: se a mãe se ocupa demasiado com o filho e o pai com a filha e se não mantêm entre si uma verdadeira relação amorosa, há maior probabilidade do aparecimento de perturbações sexuais!!!
Meuzzze amigozzzzz....não havia nexexidade!!!
Estejam atentos aos vossos pequenos!
Beijocas