O Karate-Do Tradicional tem origem em Okinawa, no Japão. Esta arte marcial nasceu das técnicas de defesa pessoal sem armas e tem como base a filosofia do Budo japonês. (Karate = mãos vazias ).
Os objectivos do Karate são definidos pela filosofia Budo e traduzem-se na busca da perfeição pessoal, para a obtenção da harmonia no meio em que se está inserido. Para tal é fundamental a auto-disciplina, o treino rigoroso e a dedicação. Neste sentido pode-se, entao, afirmar que o Karate-Do Tradicional contribui para a formação integral do ser humano, e não pode, portanto, ser confundido com uma prática puramente desportiva.
"Tradição é um conjunto de valores sociais que passam de geração à geração, de pai para filho, de mestre para discÃpulo, e que está relacionado diretamente com o crescimento, maturidade, com o indivÃduo universal." [Johannes]
Qualquer que seja o objectivo que conduz alguém a pratica do Karate este não deve ser questionado. Cada um tem a oportunidade de atingir as suas metas, sejam elas tornar-se forte e saudável, obter autoconfiança e equilÃbrio interior ou mesmo dominar técnicas de defesa pessoal. Ao contrário do que possa ser transmitido, através do auto-controlo, da humildade e da integridade o Karate procura o correcto aproveitamento dos impulsos agressivos de cada um de nós. A famosa expressão do mestre Gichin Funakoshi - "Karate Ni Sente Nashi" - define claramente o propósito anti-violência do Karate-Do Tradicional: "No Karate não existe atitude ofensiva".
"Se o adversário é inferior a ti,
então por que brigar? Se o adversário é superior a ti,
então por que brigar? Se o adversário é igual a ti,
compreenderá,o que tu compreendes...
então não haverá luta. Honra não é orgulho,
é consciência real do que se possui."
O verdadeiro valor do Karate não está em inferiorizar os outros pela força fÃsica. Nesta arte marcial não existe agressão, mas sim nobreza de espÃrito, domÃnio da agressividade, humildade e perseverança. E, quando for necessário, fazer a coragem de enfrentar milhões de adversários vibrar no nosso interior. É o espÃrito dos samurais.É uma grande honra poder postar no Curral.
Quero agradecer ao Tito o voto de confiança e espero, acima de tudo, que consiga alenta-lo a não desistir deste projecto, que é de louvar. "A mais alta das torres começa no chão."

0 koices:
Enviar um comentário