RSS

Do Blog Seta despedida

As árvores gostam uma das outras
- ... Desculpa lá a minha ignorância, mas as árvores têm sexo?
Se sim, seria necessário que, por exemplo, um eucalipto fêmea vivesse ao lado de um eucalipto macho e gostassem um do outro para se reproduzirem?

- Sim, as árvores têm sexo. A maioria delas são monóicas, ou seja têm órgãos masculinos e femininos que podem estar ou não dentro da mesma flor.
Embora menos vulgares, também há árvores dióicas, aquelas que em cada pé só têm um sexo. Nessas espécies há árvores masculinas e árvores femininas.
Dou-te exemplos: eucaliptos, oliveiras, macieiras, pereiras, laranjeiras, etc, são monóicos, com flores hermafroditas (perfeitamente auto-suficientes); castanheiros e pinheiros são monóicos, com flores unissexuais.
Mas as ginkgo e as nespereiras são dióicas, ou seja, sim, procuram avidamente um parceiro. Embora não conste que rejeitem parceiros, têm mecanismos que impedem que se autofecundem, porque o aumento de diversidade é favorável e os cruzamentos entre indivíduos diferentes aumenta essa diversidade. Em última análise, exceptuando as bactérias, fala-se de sexo em todos os seres vivos. E, como dizia um escritor famoso cujo nome agora não recordo, uma flor não é mais que uma folha louca de amor.