RSS

Um serão magnífico

Dos inumeros e-mails que recebo diáriamente, consigo fácilmente, tipificá-los. Uns são alegres, bem dispostos, outros amorosos e perfumados e outros ainda, que arrastam todo o lixo que não queremos perto de nós. Dentre todos recebi um convite para fazer uma apresentação sobre um tema á minha consideração num lar de 3ª idade. Confesso que fiquei surpreso, mas depois de saber que Deus tinha metido uma "cunha" por intermédio do Padre Manuel, percebi e resolvi aceitar o desafio.
Assim, ontem á noite, apresentei-me perante uma vasta plateia interessada num bom serão. Entre os vários temas apresentados houve um que provocou um enorme diálogo entre nós. Ao falar de que ao atingir-mos o ultimo terço da vida a auto-confiança é minada pelas auto-valorizações negativas e que as pessoas usam dois métodos para se rebaixarem, surgiram logo imensas perguntas.
Respondi que os métodos mais vulgares que as pessoas usam para se diminuirem são:
-Criação de imagens interiores de fracasso e confusão
-Ouvindo uma voz interior de que as lembra de que estão erradas.
Um senhor gritou dizendo que era isso mesmo que sentia. Várias senhoras interrogaram-me como se podia combater esse sentimento que os atormenta por vezes.
Pedi, entretanto para se organizarem em 2 grupos mistos e que tentassem encontrar respostas para as dúvidas entretanto levantadas.
As soluções apresentadas foram:
-Localizar as "vozes" críticas
-Negociar com a sua voz crítica
-Resignificar a sua voz interior
-Estabelecer acordos quanto ás intenções e explorar possiveis alternativas ou soluções.
Foi um serão muito interessante e por ter descoberto que possivelmente terei de ser eu desta vez a meter uma "cunha" a Deus para que o Padre Manuel me volte convidar novamente para outro serão.