RSS

Foral



O que é uma Carta de Foral?
A atribuição de uma carta de foral, pelo Rei ou Senhor, tem a ver fundamentalmente com três aspectos: preocupações de natureza militar, de povoamento ou fiscal.
Recuando uns séculos atrás, ao ano 1100, verificamos que a maioria das cartas de Foral que foram atribuídas nesta época, reflectem preocupações de natureza militar que na época se colocavam com grande acuidade, fundamentalmente, as da guerra, de defesa e de consolidação de fronteiras. Mas a defesa da comunidade, como facilmente se compreenderá, passa por um forte povoamento dessas comunidades. Por isso a atribuição de uma Carta de Foral é também um incentivo ao povoamento. Contribui para a pacificação social e, não menos importante, é significativo do ponto de vista fiscal ao regular e definir os foros a pagarem pelos seus moradores - esta a principal característica do foral manuelino de 1514, atribuído às Terras de Cambra.

ImageQual a importância deste Foral?
O valor deste diploma está em que ele constitui o reconhecimento da importância da Terra de Cambra no conjunto do Reino.
O Pelourinho que está associado a esta Carta de Foral foi classificado como imóvel de interesse público pelo Decreto n.º 23122 de 11 de Outubro de 1933. É ele próprio símbolo de poder municipal e da administração da justiça.
Era donatário destas terras o Infante D. Pedro, futuro Rei D. Pedro III. Outrora, até 1700, era dos Condes da Feira, dos Forjazes e Pereiras.
Macieira de Cambra integrou a província da Beira e pertenceu à comarca de Esgueira.