RSS

Conquista de Lisboa


O fundador da Monarquia do nosso Reino, nasceu na era medieval, no Castelo de Guimarães na final do ano de 1108.
D.Afonso Henriques, fica órfão do seu Pai, o Conde D.Henrique de Borgonha, no ano de 1112, ficando assim a viver a sua infância e juventude com sua Mãe D.Teresa de Castela e também com o auxilio do Aio de sua mãe, e seu Tio Egas Moniz.
Numa primeira fase, D.Teresa tomou a seu cargo o governo da ainda Condado Portucalense, esforçando-se por tornar este independente em relação ao reino de Leão e Castela, que era governado por seu pai D.Afonso VI.
Com a ajuda de outros nobres, D.Teresa decide armar seu filho Cavaleiro aos 14 anos de idade na Catedral de Zamora.
Facto este, que viria a desagradar muito seu pai o Rei D.Afonso VI.
Subsequentemente, anos mais tarde, e por influencia de nobres Castelhanos, D.Teresa altera a sua posição e decide virar-se contra o próprio filho.
Sendo assim, no ano de 1128 o então jovem D.Afonso Henriques, chefiando um exercito com o auxilio de alguns Barões e nobres defensores da autonomia do Condado Portucalense, decide entrar em guerra com sua Mãe na "Batalha de S.Mamede".
Desta qual, se saiu vencedor, obrigando D.Teresa a se refugiar na Galiza, onde acabaria por falecer em 1130.
Em 1139 D.Afonso Henriques obtêm a sua 1ª grande vitória sobre o exercito dos Mouros, na "Batalha de Ourique", passando assim a intitular-se de Rei. No ano de 1145 casa-se com D.Mafalda de Sabóia, filha dos Condes de Mouriana e Sabóia.

Entretanto, depois da morte de D.Teresa,no ano de 1130;Á mesma data que fora eleito Papa em Roma, Inocêncio II. D.Afonso Henriques como acto de firmeza, decide no ano de 1143 se deslocar a Roma para pedir ao novo Papa a independência de Portucal, fazendo assim frente a seu Primo D.Afonso VII de Castela, que não o reconhece como Rei. Perante a boa fé do Papa, este decide declarar Portucal tributário da Santa Sé e é assim coroado como 1º Rei do Reino de Portugal, neste mesmo seguimento é assinado o Tratado de Zamora, que define a Paz entre os dois Reinos. D.Afonso Henriques vendo conquistada definitivamente a independência do Reino, ambiciona aumentar o território, desta forma decide começar uma serie de conquistas para sul, onde os Mouros prevalecem. Desta forma, no ano de 1147 chega a Santarém e consegue expulsar estes, no ano seguinte chega as costas da Cidade de Lisboa com um exercito de aliados e alguns nobres e toma a Cidade aos Mouros com muito custo. Neste acto, perde o seu aliado, o Tio Martim Moniz, que como conta a lenda ficou entalado nas portas da Cidade. Nos anos que se seguem é conquistada a Vila de Sintra, a de Palmela, e Cidades como Évora, Serpa, Beja e Alcácer do Sal e muitas outras localidades e Castelos. Já muito cansado, mas querendo dar continuidade ao seu vasto Reino que criou com tantas lutas, decide entregar o governo a seu filho D.Sancho I no ano de 1170,D.Afonso Henriques viria a falecer anos depois, no dia 6 de Dezembro de 1185. Os seus restos mortais estão no Mosteiro de Santa Cruz na Cidade de Coimbra.