RSS

ONDE FICA A MINHA BANDA...

Recebi este mail duma amiga angolana. Não resisti a publicar porque a nossa banda é assim mesmo...
( COM ALGUMA 'GÍRIA' ANGOLANA QUE SINALIZO * PARA ENTENDER) E PARA QUEM FAZ MUITAS PERGUNTAS SOBRE A MINHA BANDA."
ouvi falar da banda em Angola...o que é a banda?'
Localiza no mapa essa cidade?'
Faz algum tempo que conheci um 'Tuga'*1 que esteve em
Luanda, percorreu as dezoito províncias de Angola e perguntou-me surpreendido;
'Não encontrei a famosa banda?''Vocês angolanos, falam tanto na banda....têm saudades da banda, querem voltar p'ra banda... mas em que parte de Angola fica a Banda?Pois é! querida filha e amigo;Nem eu, nem os puros Mwangolês*2 sabemos onde fica propriamentelocalizada a banda.É um pouco como a antártida...mas tentarei dar-vos uma ideia onde fica a banda que conheço.
A minha banda não se define nem se vê.Vive-se! Sente-se!
Quando um Boeing 747 aterra e abre as portas... sinto logo que cheguei á banda.Para quem nasceu e viveu lá é algo familiar...
Aquele calor empoeirado com cheiro a terra vermelha, a imensidão do verde e do espaço, o colorido das vestes e dos rostos, as altas e ruídosas gargalhadas dos meus conterranêos....toca-me na pele e reflete-se na alma.Sente-se a banda logo na fronteira do Aeroporto internacional 4 deFevereiro.Enquanto esperamos pelas malas, cruzamos-nos com a diversidade de passageiros e idiomas, advindos de tantos cantos do mundo.Lá está! vindos de outras bandas... Continuamos a sentir a banda, naquela comprida avenida que sai do aeroporto até ao largo da Maianga...durante três horas ou mais (depende do trânsito) chegamos á marginal ou ao centro de Luanda.É assim lá na banda... há muitos carros e poucas estradas.Cruzámos com hiaces azuis e brancos de oito lugares os Kandongueiro*3 (abarrotar de povo quase a cair pela estrada fora... são 5000 kwanzas, preço para 1 km ou mais...)um jipe hammer H2 amarelo (com imitações a tunning) rangers e cheerox, além das mais diversos meios de transporte...
um carrinho de transportar cimento das obras, serve de berço de um bébé.
Isto é a banda. Só pode!

A maioria dos automóveis, além de vidros escuros (sempre alguém se esconde atrás de alguma coisa lá na banda...) estão apetrechados com potentes colunas de música, para se ouvirem genuínos 'kizombas'*4 que tocamem altos berros e ao mesmo tempo, fala-se ao telemóvel...
continuamos a sentirmo-nos na banda.
Tu ! minha filha, sentirias outra banda com toda a certeza.
' betinha de alvalade como te chamam alguns colegas'
pensarias que estavas no fim do mundo!..
Terás que saber usar e honrar o teu segundo passaporte.
Aquele da banda que um dia te permitirá conhecê-la.
Vendedores ambulantes batem nos vidros dos carros, com a esperança de venderem as novidades da lá banda e que trazem á cabeça, bem como, penduradas por todo o corpo...
Também há muita poluição no ar de Luanda ( sim! ar de Luanda, porque o ar puro encontra-se na minha banda lá no sul... no Kunene)
Luanda é só paisagem...e passagem para outra banda.

demasiada poluição nos muitos engarrafamentos provocados pela falta de infraestruturas e pela nova onda de construções das obras... daqueles que são mais poderosos.
Angola renova-se de pontes , túneis, condomínios e arranha céus.
Na banda também há musseques e mercados de rua, crianças e velhos sem
rumo e á busca de uma qualquer banda...

Quando chegamos ao kimbo*5, sentimos ainda mais a banda.
Ligamos a TV e deparamo-nos logo com a TV Globo ou Record
(todos têm antena parabólica) seria mais óbvio o canal da tpa televisão pública de Angola'o tal canal 'quase ninguém vê.
É estatal, Claro! está tudo dito.

O cheiro de um bom funge de moamba de ginguba, que sai da cozinha das nossas tias e das nossas Kotas*6 , o barulho de cd e rádios com as últimas novidades musicais, fazem as delícias das farras nos quintais..
isto tudo, só mesmo lá na banda.
Não pode faltar a Kissângua e o Marufo bem fresquinho dentro da cabaça...
O GINDUNGO,GENGIBRE, LIMÃO...etc,etc

Meu amigo tuga não encontraste a banda, porque ela não se vê !

Apenas sentimos.
logo na primeira conversa com os nossos Kambas*7 que rebobinam todas as novidades, tintim por tintim, sem esquecer os últimos calões em voga.
yá meu, estás a desconseguir! Akaaaaaaaa!... tá-se fixe! komé!
' Xé ! vamos fazer mais como...então?!'
também a nova forma de dançar kuduro ou tarraxinha*8 as praias com palmeiras
' o modús vivendi e operandi'*9 daqueles que podem mais, dos que não podem nada, e, até dos que estão assim, assim..(a classe média em extinção).

É fundamental saber inovar na banda. Estarmos na moda por dentro e por fora e atentos a tudo que é importado, porque acaba e depressa.

Linguagem sem gíria e sem sotaque, uma certa descontração no terreno.. muitas vezes simples e descuidada, nota-se logo, quem está fora ou dentro da banda há muitos anos.

Contam-se outras 'istórias' insignificantes, mas ao mesmo tempo importantes, para quem quer ver, sentir e adaptar-se a uma banda que afinal de contas, já não é a que julgava, nem a que se deixou p'ra trás.

Pensa-se que a banda é uma palavra inventada por nós angolanos na diáspora!
Ficamos desamparados e inventamos códigos de comunicação entre nós...
Poderá ser, também não sei ao certo.(não moro nesse bairro..kkkk) apenas sei que sou lá da banda...

Ainda hoje, passa-se o mesmo com quem se refugia por essas bandas fora...
Alguns de nós, quando viajam para Angola diferenciam-se dizendo;
'vou lá abaixo'
Nunca entendi se é, ir abaixo do equador ou da África sub-sariana.

Não é essa a ideia que eu tenho da minha banda.
P'ra Angola ou lá 'abaixo' qualquer Madiê*10 poderá bazar...
'tugas, brazucas, santolasa, langa-langas b, guíguisc , budjurrasd ou até chinocas que chegam em avalanche.
podem ir, mas não é p'ra minha banda!

Apenas alguns de nós sabemos o caminho mais perto.
AQUELE CAMINHO QUE SE FAZ COM O CORAÇÃO.

A minha banda é um 'paraíso' empoeirado.
Também é um caos organizado onde vai aparecendo no céu, o arco iris...onde existem imbondeiros e a palanca negra...

Pensei abrir uma agência de viagens, para levar quem quiser conhecer a minha banda.
Mas como? além das questões do Kombú *11 parecerias burocratas, existe uma maka*12 maior e que me complica o sonho!
Onde é que fica a Banda!?
Angolanos com dois passaportes, existem muitos.
Mas... pertencer á banda não é para qualquer um, nem para quem quer.
É para quem tem muita sensibilidade, porque a banda não existe...
apenas sente-se.
Sente-se á flor da pele as dificuldades em que a maioria daquelas pessoas vive.
Ouvi tratarem pessoas por 'aqueles elementos aí...'
fiquei chocada e não esqueço.
Apesar dos pesares há crianças felizes e gente que sorrri.
Quando lá estive ,senti o dia dia dos meus patrícios que sofreram com a guerra fratícida.
algumas vezes vi um simples olhar ou mesmo um gesto p'ra comigo, que me fez sentir pequenina...
pouco ou nada reclamavam.
Á custa de muitas injustiças aprenderam a silênciarem-se lá na banda...
Falei com mães e avós heroínas que andavam de um lado p'ro outro,
á busca do pão de cada dia.
Carregavam grandes e pesados cestos na cabeça, com bébés e netos ás costas e gritavam com as forças redobradas;
'minhas senhoras...caparau; mandioca; farinha de pau; banana pão; ginguba...'
então sim! senti que estava na minha banda.
'tá-se bem!'
bem mal ....na maioria das consciências, a começar pela minha.
Leonilde Rodrigues
Kweva ( o meu nome lá na banda)
1.*português a.Santomenses ;b.zairenses;c.guinienses;d.caboverdeano
2.*angolano
3.*autocarro
4.*musica tradicional
5.*lar
6.*os mais velhos
7.*amigos de longa data
8.*dança sensual
9.*maneira de viver e actuar(não é Esperanto, mas parece!)
10.*fulano de tal...
11*dinheiro
12.*problema, assunto...