RSS

O velho ancião e a estátua

Era uma vez um velho ancião que acreditava que não acreditava que lhe fizessem uma estátua defronte ao Palácio de Justiça da sua terra. Por muitos e bons anos ele a passara
a vida sentado nos bancos do tribunal como testemunha abonatória dos julgados.
Os juízes já conheciam o Ti Manel. O Ti Manel, personificava a simplicidade, a disponibilidade e tinha a particularidade de estar sempre do lado das causas vencedoras. Um dia um Juiz muito famoso, perguntou-lhe: Ó Sr. Manuel como é que o senhor está sempre do lado das causas vencedoras? E o Ti Manel , 4ª classe mal feita, levanta-se põe-se de pé e disse: Saiba Vª Exª Sr. Meretíssimo Juiz que eu não sei. A única coisa que eu sei é que estou sempre do lado da justiça. Agora, porque é que a justiça me escolhe sempre, talvez V.Exª me saiba responder. Qualquer dia mando-lhe fazer uma estátua – retorqui o Juiz.
Os anos foram passando e o Ti Manel de barbas brancas, trôpego mas lúcido quando passa defronte ao Palácio da Justiça , pára por segundos, visualiza a sua estátua com um braço levantado a acenar à multidão e diz para si mesmo : “Agora acredito no que não acreditava�