RSS

África (Luanda) Minha


Pó, vento, sol e água de África, assim sou eu uma mistura,
Pó fui e nele me tornarei,
Vento que balbucia incoerências,
Sol que brilha para quem amo,
Água de lágrimas que purificam.

Dessa paisagem marcante e gritante, delineada a fogo na minha alma, ficaram em mim marcas indestrutíveis, e tal como na guerreira africana, vive em mim, a coragem, a perseverança e o amor.
A coragem para continuar a lutar quando tudo desmorona ao meu redor, quando nada parece dar certo, quando a luz enfraquece, quando o calor desaparece, quando o carinho se transforma em frieza, quando a esperança dá lugar a um vazio.
A perseverança para mesmo em altura de desgaste e de decepções, de lutas desiguais , de injustiças, escolher não desistir.
O amor, pela terra, pela família, pelos amigos, por tudo o que me rodeia, sentimento forte em mim, muitas vezes escondido debaixo de uma aparente serenidade e controle. Amo sem artifícios, sem calculismo, sem temer sofrer de cada vez que perco nessa guerra de sentimentos.

Porque sou assim, e passados que já foram 32 anos, vou voltar, em finais de Maio, à minha querida LUANDA.