RSS

Fiscalização para beneficiários de RSI

Paulo Portas foi directo quando solicitou que se averiguassem as condições em que os beneficiários de RSI (Rendimento Social de Inserção - antigo Rendimento Mínimo Garantido) viviam...o que ele não sabe (porque o trabalho dele não é de campo) é que os serviços centrais de fiscalização andam a dormir!
Pedi fiscalização em Maio para uma situação que acompanho e que reside numa vivenda com calçada portuguesa, de 3 andares, com 4 quartos, 3 casas-de-banho, uma delas com banheira de hidromassagens, tv cabo (etc.) e, até ao dia de hoje, nunca apareceu ninguém! O elemento masculino declara o salário mínimo e o feminino apresenta recibos no valor de 100 euros por distribuir pão. Justificam a casa como resultado de um empréstimo contraído a um familiar. Não acredito, como é óbvio! Faltam peças neste puzzle!
Eu sei que sou daquelas técnicas ranhosas: só não mando cessar a prestação se não puder e só autorizo o deferimento do processo se for ao local e apurar que, de facto, o agregado precisa mesmo desta prestação, mas nem sempre reúno todas as provas necessárias para concluir a veracidade da carência económica (para isso é que existem os serviços centrais de fiscalização!)
Para calar a imprensa, este governo que temos (de ideias pouco inteligentes, permitam-me a opinião) decretou que todos os técnicos devem ter o Programa de Inserção dos benefciários activo até 31 de Outubro!A 100%! Por acaso, eu até tenho, mas se andassem no terreno e se dedicassem à fiscalização de alguns casos, fariam bem melhor para combater certas injustiças!
Mais um desabafo!
Beijocas!