RSS

Inevitavelmente, eu ía ter que falar nisto,...

Quem me conhece sabe que adoro o que faço profissionalmente e, à vezes, tenho noção da "chata" em que me torno, pelo número de vezes em que falo do assunto...
Ontem, tive mais uma notícia da recaída de um doente que consumia essencialmente haxixe...Pese embora, seja quase um hábito, foi mais uma perda, o que acaba por me afectar inevitavelmente...Por achar que, hoje em dia, há uma minimização das consequências do "fumar charros", cá vai:
1) "O consumo excessivo de cannabis está associado à antecipação de uma 1ª descompensação de tipo esquizofrénico, cerca de pelo menos 3 anos e meio, em relação aos sujeitos abstinentes;
2) O consumo de cannabis parece funcionar como um risco acrescido no desencadear de um 1º surto de esquizofrenia em pessoas sem antecedentes(...);
3) O consumo de cannabis parece ter uma relação causal com a psicose e
4) Em determinados casos, a utilização da cannabis está associada com o desencadeamento de ataques de pânico e perturbações de pânico" (Fonte: "Notícias IDT", nº2, Abril 2004)
Juntemos, pancreatites, arterites, cancro do trato respiratório e lesões irreversíveis ao nível do sistema reprodutor (entre outras,...não saía daqui hoje).
Tenham cuidado e estejam alerta; a curiosidade para experimentar é normal, mas a passagem para consumos regulares pode desencadear patologias para as quais ainda não se descobriu a cura,...Estimulem o "dizer não"!
Beijocas!