Foi criada uma lei nos Estados Unidos, em New Jersey, (artigo num jornal nacional a 3 de Setembro) em que, caso a chefia crie um clima de trabalho abusivo (e não falamos apenas de abusos morais ou sexuais), poderá receber uma coima de até 25 000 dólares por denúncia do trabalhador !!! Falamos de situações em que, caso não saiba motivar os colaboradores, ou não saiba lidar com eles como pessoas, pode vir a ser processado.
Que tal esta lei existir aqui em Portugal ?
Que tal esta lei existir aqui em Portugal ?
Sem entrar pelos extremos, disparates e especulações que poderiam advir da dita lei, faz cada vez mais sentido perceber-se que não bastam só as competências técnicas, nem somente as capacidades de trabalho, como disponibilidade, ou resiliência !
Quantas chefias seriam incriminadas/arguidas, neste nosso país ?
Claro que é interessante constatar que, quando as exigências não existem de uma forma natural, pela lei (bendita) da oferta e da procura, há países/ estados que caem num dos extremos que é legislar sobre o assunto!
Torna-se cada vez mais premente a importância de capacidades como Motivar, Escutar, gerar Empatia, tudo dentro da lógica da Inteligência Emocional, em que as competências interpessoais assumem um papel cada vez mais relevante no desenvolvimento das organizações e dos negócios !
Pessoas motivadas, todos sabemos, dão sempre algo mais às organizações !
Para a nossa área de RH, que desafio ! Criar a consciência e a capacidade em tantos dos nossos responsáveis de equipas, criar climas sociais atractivos e produtivos, evitar ser "multado" por falta de skills comportamentais.
E que tal anteciparmo-nos e criar umas "multas" às nossas chefias que também "descarrilam" ? Só para ajudar.
Manuel Matos
Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISCTE
Formador certificado pelo IEFP
Especialista nas áreas de Comunicação, Liderança, Vendas e Estratégia
( fonte : Verlag Dashöfer )
(imagem in Artlex )
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