RSS

A Alegria da Praça

É sempre sob o lema "insiste, persiste, mas nunca desistas, porque um dia tu conquistas!" que oriento a minha vida, porque para mim "querer é poder, basta acreditar e lutar".

Poderá ser um cliché usar estas frases feitas, mas até agora (acho que) elas têm dado resultados, o último foi o convite para ir ao programa das manhas da RTP1, Praça da Alegria emitido em directo dos estúdios do Monte da Virgem (Gaia), todos os dias para o País através da RTP e para o Mundo através da RTPinternacional e restantes canais RTP.

Da minha perspectiva televisiva, não é um dos melhores programas de televisão, talvez na altura em que apareceu tenha sido uma novidade, mas não tem acompanhado ao mesmo ritmo a expansão da televisão. Sem dúvida, que a saída do Manuel Luís Goucha, há 5anos foi saudável para o programa, porque apesar de ser (na altura) um dos programas mais acarinhados do público era só aquilo, não se via hipóteses de expansão, inovação. Entretanto com a entrada do Jorge Gabriel e da "subida" da Sónia Araújo o programa melhorou, ganhou cor, e vida fora dele, o que considero fundamental para um programa diário.

Em relação à minha experiência na última terça-feira (13/01), coincidiu com aquilo que esperava e conhecia através dos media. Um edifício um tanto ou quanto degradado, mal tratado, resultado dos longos anos de serviço com reduzida manutenção. Mas a compensar essa lacuna, há o factor humano (mais à frente vão perceber), e desculpem-me o regionalismo, aquela disposição e simpatia "das gentes do norte" que apesar dos meios (técnicos como humanos, porque apesar de serem mais de 2dezenas a trabalhar, um programa deste tipo requer mais gente) arcaicos que têm à disposição tentam dar (e dão) o seu melhor.

Cheguei à RTP eram 9horas da manhã, fui encaminhado na portaria para o edifício do estúdio e lá chegamos. Entretanto fui à descoberta da entrada e deparei-me com dois senhores a fumarem junto a uma porta de vidro que dizia ESTÚDIO, muito inocentemente dirigi-me a eles, apresentei-me e perguntei se era ali o estúdio da Praça, ao que eles responderam afirmativamente, dizendo que íamos (eu mais a equipa do Hóquei Académico de Cambra) entrar na 1ª parte, pouco depois do início do programa, e encaminhou-nos para o interior. Mais tarde vim a perceber que esse senhor que falou comigo era o realizador do programa. Vedetismo? Além de não haver tempo para isso porque o trabalho é muito, não "encaixa" no perfil daquelas pessoas.
E assim, descemos para os camarins, onde encontrei a Joana (uma das produtoras do programa, que me tinha contactado para a nossa incursão), que veio cumprimentar-me como se já nos conhecêssemos há algum tempo (1semana? se calhar nem tanto) e indicou-nos uma sala comprida, onde os atletas poder-se-iam equipar. Uma sala com 3 varões de roupa enormes (daqueles idênticos às lojas) onde repousava todo o tipo de vestuário. A desarrumação reinava na sala e novamente as instalações estavam degradadas com uns estores partidos outros desengonçados, será que ao final de uma semana não haverá ninguém capaz de dar uma vista de olhos e pelo menos tentar organizar as coisas?
Enquanto os atletas se equipavam fui com o meu pai até à caracterização para sermos maquilhados. Três senhoras simpáticas tratavam de outros convidados do programa, e enquanto esperava, chega a Sónia Araújo gravidíssima, dá um: "Bom dia!" no geral e naturalmente, cumprimenta cada um dos presentes com dois beijos. Vedetismo? Para quê, pergunto eu? Dá trabalho e passado uns tempos não interessa para nada.
Já maquilhado subi para o estúdio onde se faziam alguns ensaios de posições com outros convidados, entretanto o assistente de som veio à minha procura para me colocar o microfone de lapela (confesso-vos que me senti como uma mulher a ostentar uma jóia de ouro ao pescoço...afinal de contas, não é todos os dias (por enquanto) que temos um microfone de 3500€ connosco). Já de microfone estava pronto para apresentar o programa, mas não, ainda há um longo caminho até ter tamanha responsabilidade.
Passado um pouco o assistente de realização, um pouco autoritário (mas mais tarde percebi que fazia parte da função, pois tem de cumprir o horário à risca) chamou-nos para ensaiarmos a entrada dos jogadores.
Ensaio feito, eram 9h53, encostamo-nos no "backstage" do estúdio para que pudessem entrar os figurantes (aquelas pessoas que estão no público são contratadas, estão a receber por estarem a desempenhar aquela função). As 10horas estavam muito perto, entra o José Malhoa e as suas partners (diga-se de passagem, não ficavam a dever nada à natureza, mas muito à maquilhagem). A Sónia, junto ao assistente de som, lia pela última vez os cartões com o alinhamento do programa e veio falar comigo a combinar os pormenores da entrevista.
Para mim, nada daquilo era novidade, mas gostei de estar ali, a observar cada pormenor, cada um concentrado a fazer o seu melhor. Modéstia à parte, não estava nervoso. Porquê? Não sei explicar... mas respondo-vos com uma pergunta: Quando estão a fazer algo de que gostam (cozinhar, praticar desporto, conduzir...) sentem-se nervosos? Aquilo é sem dúvida o que gosto, e esta experiência só me certificou ainda mais disso.

Ouve-se: 5...4...3...2... e começa o genérico do programa, seguido da música do Zé Malhoa no melhor do playback. Palmas, conversa com a Sónia, beijinho e até já, e a Sónia parte para o ponto seguinte do alinhamento: DIRECTO à feira da lixa com o Hélder Reis, mas entretanto o sinal de satélite, não ajudou e "foi-se ao ar", e a Sónia recebe a informação pelo auricular e sem se engasgar ou vacilar no discurso avança para o ponto seguinte: entrevista ao HAC, aqui convém salientar, que o previsto era eu e o meu pai entrarmos durante o directo e ficávamos já sentados. Mas sem directo, a Sónia resolveu muito bem o problema, chamando-me e apareci eu do meio das câmaras. Cumprimentei a Sónia com mais dois beijos, e aqui faço uma pausa na emissão, porquê cumprimentar outra vez a Sónia como se não tivesse estado com ela. Obviamente que os telespectadores fazem uma mínima ideia disso, podem não saber como acontecem as coisas, mas calculam.
A entrevista correu pelo melhor, senti que nos ajudamos parte a parte, a Sónia a colocar a questão e eu a responder mas a deixar sempre algo pendente para a questão seguinte o que facilita sempre a função do interlocutor. Palmas, e agradecimentos, e segue o programa para a ginástica, que contou com a participação dos nossos atletas. 10h30 saio do estúdio, não sem antes agradecer e entregar o microfone ao assistente de som e vou novamente até à caracterização, que por esta altura estava cheia, retirar a maquilhagem. Para não esperar muito pergunto onde estão os toalhetes desmaquilhantes e retiro a base. Afinal, se nos ajudarmos mutuamente só facilita o trabalho uns dos outros.
Feito isto, fui ao encontro da Joana (produtora) que me deu os parabéns e disse ter corrido muito bem, e pedi-lhe se me poderia mostrar a régie, ao que ela me respondeu afirmativamente, e seguimos de novo para o piso do estúdio mas para uma sala contígua e aí pude consolar-me, estava no paraíso. Os técnicos de som mais uma vez muito simpáticos, com um olho no monitor (ou não fosse o programa em directo), e outro a olhar para mim, a perguntar o que tinha achado e se queria saber alguma coisa. Coloquei as minhas questões, que agora não interessam nada e fiquei ali a ver o programa até ao intervalo. Quando soou o separador sonoro da RTP, notou-se um respirar fundo colectivo, um "desprender" de concentração. E ouvia-se as primeiras vozes, da coordenadora do programa aborrecida por naquele dia tudo avariar (referindo-se aos problemas com o directo do Hélder). E novamente saltou à vista os meios arcaicos de que dispõem, uma mesa de mistura de video XPTO, mas as televisões de visionamento, antiquadas e mal acomadadas. A superficie de trabalho pequena para a quantidade de ferramentas necessárias.
Fui abordado pelo responsável de mistura de imagem (que segue as ordens do realizador) que mais uma vez parabenizou o projecto, e disse que tinha gostado muito do projecto e das reportagens anteriores.
Eram 11h15, quando saí do edifício acompanhado pela Joana, ainda abusei um pouco em pedir para ir ver o estúdio de informação no edifício ao lado, mas ela como sempre atenciosa não disse "Não", foi ver se tinha alguém das relações públicas, porque ela obviamente não podia deixar o programa, mas não foi possível o que só vem abrir de novo aqueles portões para a minha visita.
No final de contas, que já vou longo e o satélite pode falhar, foi mais uma experiência que como todas as outras me enriqueceu, e que de certo contribuiu para a minha formação televisiva!
Um bem-haja a Todos!

Beijos e Abraços,
Pedro Moreira

5 koices:

Tito disse...

É isto que eu gosto. Fiz um repto e o Pedro, como quem pega numa tela pintou a na perfeição. Agora fiquei mais esclarecido e ele consegui por me a ver o programa por dentro e por fora. Fizeste uma excelente reportagem, o que se calhar ainda não tinhas descoberto. É que tu és bom não só como pivot, mas tambem como reporter e talvez até com caracteristicas de jornalismo de divulgação. Por mim, tiro o meu chapéu. Atingiste a maoiridade precocemente e por isso podes tirar a carta de condução..
Um abraço colega. Parabens.

Pedro disse...

"É que tu és bom não só como pivot, mas tambem como reporter e talvez até com caracteristicas de jornalismo de divulgação."
Sou bom... tenho as minhas qualidades! Mas ainda muito limitado, ora põe-me a ver um jogo de futebol e no final pede-me para fazer o mesmo. Apesar do esforço e da vontade seria um verdadeiro desastre!

Tito disse...

Ninguem te pede que comentes sobre o que não sabes, mas um bom jornalista, especializa-se e depois generaliza-se. Eu acredito nas tuas potencialidades, e sei que se quiseres és capaz. Segundo o teu lema tudo se consegue. Claro que comer aquilo que só se gosta é muito mais saboroso, mas se não comeres uma vez o que nunca provaste, como sabes que não gostas? Para alem disso, e como dizes, tens um caminho longo a percorrer, mas a certeza é para alegria de todos nós, é que ele será promissor. Vai em frente, e se um dia as pernas te tremerem e a voz vacilar, não é porque estás nervoso, é porque estás com gripe.
O nosso abraço

Pedro disse...

V"ai em frente, e se um dia as pernas te tremerem e a voz vacilar, não é porque estás nervoso, é porque estás com gripe."

Isso aí podes estar descansado, que posso estar a dizer a maior barbaridade deste Mundo, mas te garanto que quem estiver a ver fica a pensar que é verdade. Acho que me vou especializar em enchimento de chouriços, prática corrente nas televisões nacionais.
E depois no Natal ofereço cabazes aos amigos.

Mena disse...

Que rica troca de "galhardetes"....

Tito disse...

É isto que eu gosto. Fiz um repto e o Pedro, como quem pega numa tela pintou a na perfeição. Agora fiquei mais esclarecido e ele consegui por me a ver o programa por dentro e por fora. Fizeste uma excelente reportagem, o que se calhar ainda não tinhas descoberto. É que tu és bom não só como pivot, mas tambem como reporter e talvez até com caracteristicas de jornalismo de divulgação. Por mim, tiro o meu chapéu. Atingiste a maoiridade precocemente e por isso podes tirar a carta de condução..
Um abraço colega. Parabens.

Pedro disse...

"É que tu és bom não só como pivot, mas tambem como reporter e talvez até com caracteristicas de jornalismo de divulgação."
Sou bom... tenho as minhas qualidades! Mas ainda muito limitado, ora põe-me a ver um jogo de futebol e no final pede-me para fazer o mesmo. Apesar do esforço e da vontade seria um verdadeiro desastre!

Tito disse...

Ninguem te pede que comentes sobre o que não sabes, mas um bom jornalista, especializa-se e depois generaliza-se. Eu acredito nas tuas potencialidades, e sei que se quiseres és capaz. Segundo o teu lema tudo se consegue. Claro que comer aquilo que só se gosta é muito mais saboroso, mas se não comeres uma vez o que nunca provaste, como sabes que não gostas? Para alem disso, e como dizes, tens um caminho longo a percorrer, mas a certeza é para alegria de todos nós, é que ele será promissor. Vai em frente, e se um dia as pernas te tremerem e a voz vacilar, não é porque estás nervoso, é porque estás com gripe.
O nosso abraço

Pedro disse...

V"ai em frente, e se um dia as pernas te tremerem e a voz vacilar, não é porque estás nervoso, é porque estás com gripe."

Isso aí podes estar descansado, que posso estar a dizer a maior barbaridade deste Mundo, mas te garanto que quem estiver a ver fica a pensar que é verdade. Acho que me vou especializar em enchimento de chouriços, prática corrente nas televisões nacionais.
E depois no Natal ofereço cabazes aos amigos.

Mena disse...

Que rica troca de "galhardetes"....