RSS

Golfe, treino mental

Quero compartilhar convosco esta história, se calhar um pouco longa para um blogger:
É sobre o Tito e sobre mim.
O Tito chegou aqui a minha casa há umas semanas atrás. Depressa entusiasmado e cheio de planos. O Golfe! E sugeriu-me logo: - há trabalho a fazer no Golfe em Portugal, o treino mental.
Poupo-vos os pormenores desse momento e dos seguintes.
Claro que reconheço a importância do treino mental no desporto e até mesmo no Golfe, um grande mestre meu da PNL dá treino mental a amadores e profissionais do golfe na Holanda.
Mas o que é que eu, que não sei nada de golfe, posso fazer com isso? Eu que na minha vida só tinha estado um dia num campo de golfe para ter uma noção do que era.
Entretanto alcunhei Tito de “ o incorrigível�. Parece um título que as pessoas que bem o conhecem se adapta bem. Porquê? De maneira mais directa ou indirecta, o Tito vai lançando a semente, a história do golfe tem estado sempre presente – consciente ou inconscientemente quando estou numa livraria, dirijo-me à secção do desporto.
Foi assim que sexta-feira passada, procurando outro livro, dou de caras com uma publicação de Bob Rotella. Sem pensar pago 31 euros por um livro muito pequeno de aspecto quase miserável. Nem eu sabia que Bob Rotella era o guru do Golfe na América! Meto-me no eléctrico para a Graça e depois dumas três ou quatro páginas, mesmo sem ler o resto do livro, confesso-vos que vos poderia contar o resto do que estava no livro todo. Eram os padrões da PNL sem que se falasse da PNL.
O livro está repleto de histórias. O desempenho óptimo no desporto é algo que faz em mim por vezes as lágrimas brotarem no canto dos olhos. Aprendi a conhecer o desporto e o significado do desporto já muito tarde na minha vida com as minhas filhas, no judo e na competição em natação e no futebol aquático.
Antigamente julgava que “significados� só podiam ser realizados na arte. Aprendi que o gozo da vida também pode ser realizado no trabalho diário desde que certos critérios básicos sejam preenchidos, só mais tarde que talvez os maiores significados, os mais empolgantes, talvez sejam realizados no campo do desporto, na competição honesta, no confronto, na descoberta e no domínio de nós mesmos.
Este fim de semana passeio-o em Espinho, muitas horas no campo de golfe de Miramar.
Na segunda-feira acordei com dores formidáveis nas costas.
Isto para vos dizer que a primeira versão global do treino mental para jogadores de golfo (com ambições), já está escrito. E que a 29 e 30 de Maio, eu e Tito daremos o primeiro treino para gente do golfe.

José Figueira