RSS

Espectacular show nocturno

No final deste mês de Março, cinco planetas estarão agrupados no céu do entardecer e poderão ser vistos a olho nu. Este fenómeno só se repetirá em 2036.

Pelas próximas duas semanas, Mercúrio, Venus, Marte, Júpiter e Saturno, os planetas mais próximos da Terra poderão ser, facilmente, visíveis ao entardecer.

Os planetas vão ficar dispostos num grande arco, junto à lua, que atravessará o céu de oeste a leste. Essa formação será visível a olho nu todas as noites, uma hora após o por do sol, em todo o mundo até início de Abril. Mercúrio, Venus, Marte e Saturno estarão alinhados tendo Júpiter próximo no horizonte oeste. Saturno estará diretamente acima da cabeça do observador.

Até mesmo Mercúrio, o planeta mais discreto do sistema solar, poderá ser visto, seguido por Venus o planeta mais brilhante. O tom avermelhado de Marte e os anéis de Saturno também serão facilmente identificáveis.

Uma boa referência para localizar os planetas é a partir da constelação de Órion, facilmente reconhecível pelas estrelas Três Marias.

As luzes da cidade e as montanhas podem atrapalhar a visão, por isso são necessárias boas condições de visibilidade para que os cinco planetas sejam perfeitamente identificáveis.

P.S.- Faltam daqui a 14 horas menos 13 anos sabem onde estava eu??? Vós respondeis: Não.
E digo eu:
Estava a respirar pela primeira (1ª)vez na vida!!!

Beijos e abraços,
Pedro