RSS

ILSE LOSA 1914-2005

Ilse Losa nasceu na Alemanha, frequentou o liceu em Osnabruck e Hildesheim. a sua qualidade de judia criou-lhe embaraços no seu país, de onde foi forçada a sair, tendo mais tarde escolhido o Porto para viver, mais própriamente na Pasteleira junto ao Varanda da Barra ( muitas vezes a vi a passear o cão).


........- hé! não há cá gente?
Saí para o corredor. Dois homens.
-Quem procuram?, perguntei.
-Uma judia de nome Frankfurter.
-Sou eu.
Entraram. Um era alto, o outro atarracado. Olharam em volta.-é de facto a judia Frankfurter?
Calei-me.
responda!
-Sou sim.
Onde roubou o cabelo? os olhos?
............
- Pronto . Isto será apresentado a uma instância superior. Dentro de cinco dias saberemos para onde a teremos de a levar, judia Frankfurer.
E depois de uma pausa:
- Se , nessa altura ,ainda cá estiver...
Levantei-me .<>
........
judia! Gostava de a encontrar esta noite.
........
- Heil Hitler!, despediu-se o homem
Mas não respondi.
...........
Senti repugnância por mim própria, vergonha de ser nova e de ter um aspecto <>. Do meu prazo de cinco dias.....
Ao meu lado, diante de mim,atras de mim, corpos, vozes, rostos.gente como eu. mas ninguém sabe que a minha vida esteve em jogo poucos minutos antes, que ,eu judia Frankfurter, tenho cinco dias para deixaar o país.


O MUNDO EM QUE VIVI de Ilse Losa