RSS

O problema de um é o problema de todos

"Um rato, espreitando por um buraco na parede, vê o fazendeiro e a sua esposa abrirem um embrulho. Ficou imediatamente curioso sobre que comida estaria lá dentro, até que se apercebeu que não era comida, mas sim uma ratoeira! Como seria de esperar, ficou aterrorizado com a cena.
Correu para o pátio da fazenda, para advertir todos os outros animais:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!!!
A isso, a galinha, respondeu:
- Desculpa-me Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para ti, mas não me prejudica em nada nem me incomoda.
O rato foi então ter com o porco, que lhe respondeu:
- Desculpa-me Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fica tranquilo que serás lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se então à vaca. Esta disse-lhe:
- O quê? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira apanhando a vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que a ratoeira havia capturado. No escuro, ela não percebeu que a ratoeira havia prendido a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher...
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.
Todo o mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou no cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco.
A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

Moral da História: Da próxima vez que ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco. O problema de um é o problema de todos."

in "janelaparaorio"