RSS

O exemplo de Jacob


"...a mais servira, se não fora para tão grande amor, tão curta a vida".

Esta frase no livro "A Verdade de Elija" de Rafael Montero, relata aquela história em que Jacob,filho de Isac, tendo-se apaixonado por uma das três filhas de um rico mercador de nome Labão, foi ter com este e pediu a sua filha Raquel em casamento ao que o mercador respondeu: se trabalhares 30 anos para mim, ela será tua. Jacob, resignado, trabalhou durante 30 anos. Findo este período, abeirou-se do mercador a reclamar a filha deste. Coberta com um manto celebraram o casamento e na noite de nupcias Jacob descobriu que tinha casado com Leia e não Raquel e voltou a dirigir-se ao mercador.
Senhor, não é com Leia que quero para casar. É com Raquel. Respondeu autoritáriamente o mercador: se trabalhares 7 anos, te-la-ás.
Ao fim de 7 anos Jacob apresentou-se ao mercador e este voltou a descobrir na noite de núpcias que tinha casado com Bilé, a outra filha de Labão. Este voltou a repetir que se ele trabalhasse mais 7 anos ele poderia reclamá-la. Ao fim de 7 anos voltando para casar com a mulher que amava, o mercador voltou a enganá-lo tendo casado desta vez com Zilpá.
Jacob voltou a insistir que queria Raquel e Labão voltou a dizer que ele teria de trabalhar mais 7 anos, ao que Jacob respondeu:
...a mais serviria, se não fora para tão grande amor, tão curta a vida!