RSS

O Cancro da Mama

Hoje comemora-se o Dia Nacional da Luta Contra o Cancro da Mama, um dos problemas que mais aflige as mulheres em todo o mundo.
De acordo com dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, divulgados pelo Público, o cancro da mama é a primeira causa de morte por cancro da mulher em Portugal, onde uma em cada 13 mulheres sofre desta doença ao longo da vida e todos os anos mais de 3500 portuguesas engrossam a lista. Todos os anos surgem cerca de 60 novos casos por 100 mil habitantes e a tendência é para que o número aumente, na sequência de mudanças nos estilos de vida.
Os factores ambientais são responsáveis por cerca de 70% dos casos. As dietas hipercalóricas, a ingestão de hormonas sob forma de medicamentos e em animais (para crescimento) e os hábitos da geração moderna de ter poucos filhos e cada vez mais tarde, são alguns factores que ajudam a explicar o aumento de casos de cancro da mama.
As boas notícias têm que ver com o facto deste tipo de cancro tem uma percentagem de cura muito elevada - mais de 90 por cento dos casos – desde que detectados precocemente, evitando-se em 40% dos casos a amputação do seio, pelo que a ênfase na prevenção é importante.
O diagnóstico deve ser feito através de mamografia de rotina, embora o auto exame do seio, uma vez por mês, após o período menstrual, seja também considerado fundamental.
Mais informações sobre a doença podem ser encontradas nestes endereços:
The Breast Cancer Site
Breast Cancer Resource Center
BreastCancer Action
American Cancer Society