RSS

Sirenes douradas

Bagdad. Soam as sirenes. Os silvos dos alarmes e sirenes ecoam por toda a cidade e um pouco por todo o Iraque. Uma bomba explodiu e faz 200 mortos e milhares de feridos. Tinha sido a maior de todas. Era uma tragédia. As organizações humanitárias tentavam ajudar e colaborar na medida do possível dadas a escassez de meios disponíveis. Os hospitais sem medicamentos, sem soro, sem o mínimo indispensavel para salvar pessoas eram a cara da impotência na tragédia. As grandes potencias não se entendiam e os grupos fundamentalistas regionais tentavam gerir os factos político-militares segundo os seus princípios. As sirenes ecoavam novamente. Era mais uma bomba com reflexo na destruição do património cultural e civilizacional com mais 150 mortos e cerca de 600 feridos graves.
Entretanto no Iraque a vida continua com a população a fazer compras os stands de automóveis a apresentar os últimos modelos, os cinemas abertos, as livrarias o desporto e os seus campeonatos a decorrer.
No futebol assiste-se à prisão de vários dirigentes por suspeita de corrupção e tráfico de influências. Apresentados ao Juiz do tribunal este proferiu uma sentença sumária que rezava assim “Dado o contexto de guerra que o País vive, apesar de censurável, recomenda-se que os arguidos se dediquem a causas patrióticas como defender o País e que não voltem a cometer estes crimes menores numa sociedade dilacerada pela guerra, dor e sofrimento�
Enquanto os dirigentes se abraçavam de alegria pela prenuncia da sentença do Juiz, uma bomba era lançada num raid aéreo por um avião que passava no local e morreram todos, Juiz inclusive.
Quando ouvi de novo as sirenes senti a minha coluna endireitar-se, os peitorais a abrirem-se, um largo sorriso no rosto e pensei “ Com a justiça de Alá pode ser que a guerra e os homens maus terminem mais rapidamente�.

Do n/ correspondente em Bagdad ...as sirenes ...mais uma bom....morreram...milha....ferid...fod*** mais sire.............buummmmmmm....bummmmm......tra tra ta....