RSS

Solidão

Estar só não é o mesmo que sentir solidão...Na realidade, podemos estar rodeados de pessoas e sentirmos um vazio enorme motivado pela não identificação com qualquer um dos presentes; por outro lado, podemos estar sós e plenos de nós mesmos...
Actualmente, sentir solidão tem estado na ordem do dia dos nossos psicólogos e psiquiatras, tendo-se tornado uma das principais causas das patologias depressivas. De facto, não é fácil lidar com este sentimento que parece ter vida por ele próprio: por norma, quem sente solidão tende a isolar-se, cada vez mais, cavando, assim, um buraco mais fundo e, com o arrastar do tempo, de saída mais difícil.
Diz José Machado Pais (sociólogo) que "a solidão é um desencontro"...diria que um desencontro consigo mesmo...
A grande luta consiste em contrariar esta tendência de isolamento: obrigue-se a telefonar a um velho amigo, a ir até uma esplanada, a jantar com uma pessoa POSITIVA (de preferência, que não passe o tempo a falar de problemas), combine um cinema ou uma peça de teatro (há quanto tempo já não vai ao teatro?), prepare um lanche divertido com crianças,...O que importa é que se sinta rodeado de pessoas com as quais se sinta bem e que o ajudem (mesmo sem saber que o estão a fazer) a sair desse buraco!
Beijocas!