RSS

O Melro


O Melro hoje, sorridente, talvez por ser o 1º dia de Junho, depois de me saudar, perguntou-me se alguma vez me senti manipulado.
Quantos de nós já não fomos manipulados? Quantos de nós pensando ser os donos da razão nem conta nos demos das figuras tristes que fizemos? Quantos de nós teriamos humildade suficiente para rectificar o que de mal inconscientemente fizemos. Seguramente, muito poucos.
A pergunta do melro atirou-me para uma fase da vida em que nos "Comandos" cumpri serviço militar em Angola. Sendo básicamente um analfabeto político, sem consciência cívica para além daquela em que Pátria e Família eram os valores de cúpula, me senti, passados alguns anos perfeitamente manipulado por vontades e interesses de um sistema, que infelizmente, ainda hoje continuam a imperar.
A pergunta do melro, continua a fazer sentido e as respostas, também. Importa contudo, tomar consciência, para que não nos deixemos manipular.