RSS

Ovelhas e pastores


Por simples observação visual, qualquer um constata que a divisão do mundo entre ricos e pobres á uma realidade mas a descoberta pelos abastados de que dando uma migalha ao pobre este se lambuza todo, rouba á maioria a lucidez de lutar por mais educação, mais saude, mais justiça, mais igualdade de oportunidades e uma destribuição mais equitativa da riqueza.

Até aqui, nada de novo, desde a revolução industrial, ás lutas proletárias aqui e acolá vão acontecendo rupturas sociais, mas o poder económico tudo acaba por reconquistar.

O que me incomoda é ver na TV que a Bárbara Guimaraes só entrevista intelectuais, A Maria Flor Pedroso só entrevista pol­ticos que a Catarina Furtado só apresenta galas e espectáulos e ao povo dão como goluseima o Fernando Rocha e o Fernando Mendes.

Porque não põem a Bárbara Guimarães a apresentar o Preço Certo? Porque não põem o Fernando Rocha a entrevistar o Marcelo Rebelo de Sousa?

A resposta é simples. "O Povo não ia gostar". A resposta faz-me lembrar um episódio de infância. A mãe dizia para o filho "Come esta banana" e o filho respondia que não queria que não gostava. A mãe insistia e perguntava, "Já provaste?" e o filho dizia "Ainda não".

Um dia o povo pode acordar e ver que o andam a tratar como imbecis ou atrasados mentais. Sim mas nessa altura põe-se o povo no "ar" a dizer umas baboseiras e este enebriado pelo éter dos média, fica anestesiado por mais 50 anos. R.I.P