RSS

Luantimé


Era uma vez um rei. O rei tinha um castelo e só lá entrava quem ele deixava. O castelo era enorme, formado por grandes bloco de granito, portas cinzeladas a ferro e um fosso abissal de grande profundidade.

O rei vivia no castelo, nada lhe faltando, mas sentia-se só e triste, até que resolveu lançar um edital proclamando que casaria com a mulher com que viesse a sonhar naquela noite. O alvoroço no dia seguinte na corte, era enorme, todos queriam saber com quem sonhara o rei e com quem ele ia casar, mas o rei não se lembrava de nenhum sonho. Os dias e as noites foram passando até que o rei acordou a meio de uma noite e gritou "Queres casar comigo?" E ela respondeu: "Quero sim, meu rei e senhor".

Logo pela manhã o rei mandou procurar a mulher do sonho, mas dentro do castelo, ninguém correspondia á descrição feita pelo rei. O rei furioso ordenou que a procurassem por todo o reino mas em vão, até que um dia enquanto dormia voltou a vê-la e a falar com ela e lhe perguntou qual o nome dela e onde a poderia encontar porque queria casar com ela e ela respondeu-lhe; que se chamava Luantimé e que estaria todas as noites nos sonhos dele porque era o sonho mais lindo que tinha tido e que não queria acordar dele.

O rei, pensou, pensou, e disse-lhe; Luantimé, (significa, Lua a ti mesma, lua que iluminas) prefiro ser feliz a sonhar, do que infeliz acordado. ¨E marcaram casamento, numa linda noite de Lua cheia.

O rei voltou a sorrir e ainda hoje ninguém sabe porque voltou a sorrir e a ser feliz.