RSS

O inconsciente competente!

"É impossível dar boas tacadas de golf com regularidade se você pensa na mecanica de cada golpe enquanto está jogando" (in "O golf não é um jogo para perfeccionistas", de Rotella e Cullen).
Se pensarmos bem e se transposermos este ensinamento para outros aspectos práticos da nossa vida, temos que dar razão aos autores: quantos de vocês pensam, enquanto conduzem, qual dos pés vão accionar para a embraiagem e, qual o movimento a efectuar para "meter a primeira"? A menos que estejam a ter as primeiras aulas de condução, duvido que tal vos ocorra...até porque seria perigoso parar para pensar.
Na realidade, à medida que vamos praticando, a mecanica dos actos envolvidos em determinada actividade, acaba por ser interiorizada, no sentido da promoção do nosso bem estar...É o chamado "inconsciente competente"!
Ainda há pouco me cruzei com uma colega de trabalho da minha mãe e, literalmente sem pensar, disse: "Olá, tudo bem?"; foi curioso porque, em simultâneo, ela proferiu exactamente as mesmas palavras...Nenhuma de nós respondeu e, da minha parte não havia a menor preocupação em saber como vai a vida dela (assim como, quase que aposto, também não havia da parte dela)...digamos que foi um cumprimento mecanizado...inconsciente, mas com competência social!
O nosso inconsciente diz muito de nós; reflectir sobre os nossos actos "impensados" pode revelar o que somos e uma ajuda para a vida, em qualquer das circunstâncias...
Atentem-no!
Beijocas!