RSS

Zahir


" De repente, caminhando pelos becos e ruelas da cidade antiga, dei-me conta de que estava absolutamente só. A sensação que tinha era a de um sentimento de solidão opressor e angustiante - não tinha com quem partilhar a beleza ao meu redor. Imaginei 4 milhões de pessoas naquele momento, certas de que eram inúteis e miseráveis, por mais ricas e encantadoras que fossem - porque estavam sós naquela noite, ontem também e possivelmente estariam sozinhas de novo amanhã.
É melhor ficar com fome do que ficar sozinho. Porque quando se está só - não da solidão que escolhemos, mas da que somos obrigados a aceitar - é como se já não se fizesse parte da raça humana.
De regresso cruzei-me com dois tipos de olhares solitários: arrogantes, porque queriam fingir que tinham escolhido eles próprios a solidão naquela noite linda, ou tristes e envergonhados por estarem sós.
E então pensei que pior do que caminhar só, é estarmos com alguém ao lado e fazer com que essa pessoa se sinta como se não tivesse a mínima importância na nossa vida! "

Paulo Coelho