RSS

E o burro sou eu?

Sei que devem estar fartos de ouvir falar de futebol, mas a exibição de ontem de Portugal, frente à “poderosa” Albânia, de qualificação para o Mundial’2010, tirou-me do sério. Fiquei mesmo com vontade de dizer: “Volta Scolari!”. Sim, esse mesmo que enquanto esteve à frente da Selecção das Quinas nunca recolheu um apoio unânime dos portugueses. Ou era porque não convocava Baia, ou porque quando anunciava a convocatória não falava sobre os não convocados, ou porque Portugal jogava mal, ou porque o ordenado que auferia era bastante elevado e era pago com o dinheiro dos contribuintes… Ok, sou obrigado a concordar que Portugal não apresentava um futebol vistoso e que Scolari não percebia nada de tácticas, mas uma coisa é certa: nunca os portugueses e os jogadores estiveram tão unidos em torno da Selecção. Eram tempos que me faziam recordar de um dos lemas do Curral da Mula: “Connosco quem quiser, contra nós quem puder”. Os resultados alcançados durante a era Scolari provam isso mesmo. Vice-campeão no Euro’2004? “É preciso ser muito mau para com uma equipa acabada de conquistar a Liga dos Campeões não vencer um Europeu em casa”. 4ª lugar no Mundial’2006? “Como é que voltamos a deixar escapar uma oportunidade destas com a melhor equipa de sempre”. Quartos-de-final no Euro’2008? “Eu bem avisei que com Scolari não íamos longe”. Está sempre tudo mal, mas já normal dos portugueses esta ingratidão! Claro que o facto de Portugal já ter sido Campeão do Mundo 15 vezes e Europeu 20 vezes aumenta as exigências dos adeptos. Ai não, desculpem, esses resultados aconteceram no… Hóquei em Patins. Pois é, em futebol Portugal nunca venceu nenhuma competição internacional, mas todos acham que somos os melhores do Mundo. Tudo bem, acho que devemos ser ambiciosos e desejar o topo do Mundo, mas temos de ter os pés bem assentes no chão e ser realistas. Somos uma das melhores selecções do Mundo, mas como nós há muitas (Espanha, Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Holanda, etc…)
Por causa dessas críticas sempre desejei a saída de Scolari apenas por um motivo: tinha curiosidade em ver como ira reagir a Selecção. Eu avisava: “Quando Scolari sair, arriscamo-nos a nem ir às fases finais…”. Isto deixa-me muito triste, mas não é que se calhar não vamos mesmo?
Todos adoravam Carlos Queiroz, o adjunto de Alex Ferguson no Manchester United. Sim, esse mesmo que depois de se sagrar bicampeão de Mundo de sub-20, deixou a Selecção Nacional em 1994 dizendo que estava farto da “porcaria”. Esse mesmo que com os galácticos do Real Madrid conseguiu ser despedido. Esse mesmo que apenas às custas de ser adjunto do Manchester United, ou seja, sem grandes responsabilidades, conseguiu reerguer a sua carreira. “É o melhor, conhece bem o Ronaldo e o Nani”, “É de uma pessoa como essa que estávamos a precisar”, “Agora é que vai ser”, disseram. Pois bem, Carlos Queiroz chegou, e ao contrário de Scolari não dá conferências de Imprensa a anunciar os convocados – anuncia-os no site da Federação e curiosamente também não fala sobre os não convocados -, tal como Scolari joga mal, mas ao contrário do brasileiro não ganha jogos – não, desculpem, já ganhou às respeitosas Ilhas Féroe e Malta… Ainda para mais, depois da esplendorosa exibição de ontem em Braga, nem se dignificou a dar uma explicação aos portugueses no “flash-interview” após o final do jogo. Simplesmente… não apareceu. Espero estar enganado em relação às qualidades de Carlos Queiroz. Espero mesmo que isto não passe de uma fase de negativa e que Portugal regresse o mais rapidamente possível, mas quem se deve estar a rir neste momento é Scolari, líder do campeonato inglês e com um contrato bem mais chorudo do que aquele que auferia em Portugal. “E o burro sou eu?”

9 koices:

Ze Manel disse...

Bravo!!
Bravo!!!
Bravo!!!!

Faço minhas as tuas sábias palavras ;-)

Anónimo disse...

Eu não faço minhas estas palavras, embora concorde em parte com o que foi dito.Contudo, está implícita uma atitude crítica derrotista.E isso é que eu não concordo mesmo.Vamos considerar que isto é apenas um degrau na montanha a escalar. E todos nós queremos que Portugal chegue lá acima, não é verdade? Vamos apontar os erros pois há tempo para estudá-los e remediá-los. E na vida não há impossíveis. E não sei se o ditado é assim, senão ajudem-me,mas cá vai "Até ao lavar dos cestos, há vindima". E para aqueles, do outro lado que se riram ontem "O último a rir é o que se ri melhor :)"

Anónimo disse...

Agora vou dar a minha crítica construtiva ao Prof C.Q. que tem a ver com a força das palavras. Antes do jogo referiu que a Albânia não era uma candidata ao Mundial, mas era uma candidata a colocar outras selecções fora. Isto foi dito na comunicação social, divulgado e repetido q.b.para ouvirmos nós e a Albânia. Inconscientemente, com estas palavras deu-se força, ânimo, credibilidade e resistência à equipa adversária. Foi o que se viu no campo. E a Albânia, na pessoa do treinador, captou, sim porque estas coisas captam-se, o receio do Dr. C.Q.. Há certas coisas que não se dizem. Pensa-se e age-se de acordo. Quando muito, poderia ter sido transmitido no balneário, só aos jogadores, e só uma vez.
Bastava só dizer, como dizem todos na comunicação social, que respeitavam a equipa adversária...

Anónimo disse...

Parabéns Manelão.
Quem fala assim não é gago.

Também nestas coisas do futebol o ditado se aplica:
"Em casa onde não há pão, todos ladram e ninguém tem razão"

E dos jogadores, não se fala ?
Tadinhos dos meninos.

Um xi
(VR)

Anónimo disse...

Boa Inel...Finalmente uma mulher põe o futebol em sentido!O que nem os nossos comentadores sabem explicar a Inel fê-lo de forma exemplar. Sabe de estratégia. Talvez seja da área do marketing e tem razão quase absoluta!

Quanto ao resto...
Vamos falar de outros assuntos! De algo que percebamos. O futebol não é uma ciência, é certo, mas tem muito seu, que vem da sua própria essência que ultrapassa os comentários de bancada, como os que bastas vezes televimos.

Empatámos com a Albània? E depois? Não temos os pontos que deveríamos ter? E depois? Deixemos de ser um povo que pensa ser maior do que realmente é.
O futebol de hoje não tem os talentos de outrora, como tal a capacidade física impera. Quando a globalização trouxe a capacidade de todos terem acesso a quase tudo, também os ditos pequenos tiveram acesso a...por exemplo, trabalhar fisicamente tão bem como os melhores. E como rareiam os talentos, fica tudo pendente das decisões do árbitros ou ( e este aspecto ninguém escreve a negro) da sorte! Sim , da sorte! Que não tivemos nos dois últimos jogos e os adversários tiveram.
Scolari foi camnpeão do Mundo? Pois foi. No Brasil é um risco que se corre. O mesmo risco que corre actualmente em Portugal o treinador do FC Porto, ou antes do 25 de Abril o treinador do Benfica.
Esteve numa final do Europeu, em casa, e...perdeu para a Grécia que ainda há poucos anos jogava com as sandálias de Aristóteles.

Vamos ser postivos. E porque raio temos de ganhar? Somos dos melhores do Mundo? Alguém consegue dizer-me em que se baseia esta afirmação? O que já fizemos para dizer que somos dos melhores do Mundo no futebol? Com o Quim na baliza? O Miguel?O Pepe? O Meira? O Paulo Ferreira, O Raul Meireles? o Nuno GOmes? o Moutinho? Vá lá, ajudem-me e excluam o Cristiano Ronaldo. Que melhores do Mundo?

Eu já sou da opinião que futebol é 49% de transpiração, o mesmo de sorte e 2 % de talento. Não há mais. Quando as crianças são obrigadas pelos pais a ir para as escolinhas de futebol como poderão algum dia dar bons jogadores? E quando os pais insultam o treinador porque meteu outro em lugar do seu filho?

A vida tem coisas bem mais importantes que o futebol, acreditem. E grave não é o Queiroz, que o país inteiro impôs como treinador ( agora não pode criticar), mas sim o Madail ter saído mais cedo do Estádio. A isto chama-se traição, cobardia e outras coisas bem feias...

Meus amigos, não temos a selecção que pensam! E quando o melhor é brasileiro ( Deco) está tudo dito). Não somos melhores que o Brasil, que a Argentina, que a Holanda, a Itália, a França, a Espanha, não sei se ganhamos ao México, Uruguai, Chile, como não sei se seremos superiores à Russia.

Somos o que somos. Portugal. E como se trata de um jogo temos de perceber que tudo pode acontecer. Se não, meus caros, se fosse pela grandeza, pela força da envolvência, o Benfica ganharia o Campeonato todos os anos e ...não ganha!Porque será?

Não me levem a mal, mas as discussões sobre futebol ( e eu até costuma falar dele, mas noutro contexto) são como as guerras de Alecrim e Manjerona...

Sempre convosco

Tito disse...

O futebol para mim ao contrário do que emana é para intelectuais, e como eu não sou , prefiro comer uns peixinhos da horta e arrotar a camarão. Futebol...bahhhhh

Anónimo disse...

Não sejas assim! Não desprezes aquilo que não gostas.Também há muita gente que não entende o Golf, diz que é para intelectuais, e não dizem bahhhhh!
Todo o desporto é bom, é saudável, é energia, é vida:)

de freitas disse...

Ó Macedo, meu querido, ainda estás pior que eu! Que grande azia quanto ao futebol!!! E eu que pensava que era o único...Mas, convenhamos, não vou por onde vais. Há coisas boas por lá... Ou não foi quando tu por lá andavas envolvido, e muito envolvido, absorvido até ao tutano, que nos conhecemos? E que conhecemos também muita gente boa? Pois...já não te lembras das cabeças de pescada cozidas ehehehe agora só pensas no camarão ( ao menos que seja da costa!)
E dou razão à Inel.
Como sabes até tenho um posicionamento muito meu relativamente ao futebol, mas também acho que se deve desdramatizar. Como escrevi, há tanta coisa para além do futebol...e do golfe!!! Este blogue por exemplo.

Abreijos

Freitas

Ze Manel disse...

Vou parafrasear o nosso "Quinas": Mas que culpa tem a bola?!

Eu gosto muito do jogo, agora de futebol...baaahhhhhhhh!!!

Ze Manel disse...

Bravo!!
Bravo!!!
Bravo!!!!

Faço minhas as tuas sábias palavras ;-)

Anónimo disse...

Eu não faço minhas estas palavras, embora concorde em parte com o que foi dito.Contudo, está implícita uma atitude crítica derrotista.E isso é que eu não concordo mesmo.Vamos considerar que isto é apenas um degrau na montanha a escalar. E todos nós queremos que Portugal chegue lá acima, não é verdade? Vamos apontar os erros pois há tempo para estudá-los e remediá-los. E na vida não há impossíveis. E não sei se o ditado é assim, senão ajudem-me,mas cá vai "Até ao lavar dos cestos, há vindima". E para aqueles, do outro lado que se riram ontem "O último a rir é o que se ri melhor :)"

Anónimo disse...

Agora vou dar a minha crítica construtiva ao Prof C.Q. que tem a ver com a força das palavras. Antes do jogo referiu que a Albânia não era uma candidata ao Mundial, mas era uma candidata a colocar outras selecções fora. Isto foi dito na comunicação social, divulgado e repetido q.b.para ouvirmos nós e a Albânia. Inconscientemente, com estas palavras deu-se força, ânimo, credibilidade e resistência à equipa adversária. Foi o que se viu no campo. E a Albânia, na pessoa do treinador, captou, sim porque estas coisas captam-se, o receio do Dr. C.Q.. Há certas coisas que não se dizem. Pensa-se e age-se de acordo. Quando muito, poderia ter sido transmitido no balneário, só aos jogadores, e só uma vez.
Bastava só dizer, como dizem todos na comunicação social, que respeitavam a equipa adversária...

Anónimo disse...

Parabéns Manelão.
Quem fala assim não é gago.

Também nestas coisas do futebol o ditado se aplica:
"Em casa onde não há pão, todos ladram e ninguém tem razão"

E dos jogadores, não se fala ?
Tadinhos dos meninos.

Um xi
(VR)

Anónimo disse...

Boa Inel...Finalmente uma mulher põe o futebol em sentido!O que nem os nossos comentadores sabem explicar a Inel fê-lo de forma exemplar. Sabe de estratégia. Talvez seja da área do marketing e tem razão quase absoluta!

Quanto ao resto...
Vamos falar de outros assuntos! De algo que percebamos. O futebol não é uma ciência, é certo, mas tem muito seu, que vem da sua própria essência que ultrapassa os comentários de bancada, como os que bastas vezes televimos.

Empatámos com a Albània? E depois? Não temos os pontos que deveríamos ter? E depois? Deixemos de ser um povo que pensa ser maior do que realmente é.
O futebol de hoje não tem os talentos de outrora, como tal a capacidade física impera. Quando a globalização trouxe a capacidade de todos terem acesso a quase tudo, também os ditos pequenos tiveram acesso a...por exemplo, trabalhar fisicamente tão bem como os melhores. E como rareiam os talentos, fica tudo pendente das decisões do árbitros ou ( e este aspecto ninguém escreve a negro) da sorte! Sim , da sorte! Que não tivemos nos dois últimos jogos e os adversários tiveram.
Scolari foi camnpeão do Mundo? Pois foi. No Brasil é um risco que se corre. O mesmo risco que corre actualmente em Portugal o treinador do FC Porto, ou antes do 25 de Abril o treinador do Benfica.
Esteve numa final do Europeu, em casa, e...perdeu para a Grécia que ainda há poucos anos jogava com as sandálias de Aristóteles.

Vamos ser postivos. E porque raio temos de ganhar? Somos dos melhores do Mundo? Alguém consegue dizer-me em que se baseia esta afirmação? O que já fizemos para dizer que somos dos melhores do Mundo no futebol? Com o Quim na baliza? O Miguel?O Pepe? O Meira? O Paulo Ferreira, O Raul Meireles? o Nuno GOmes? o Moutinho? Vá lá, ajudem-me e excluam o Cristiano Ronaldo. Que melhores do Mundo?

Eu já sou da opinião que futebol é 49% de transpiração, o mesmo de sorte e 2 % de talento. Não há mais. Quando as crianças são obrigadas pelos pais a ir para as escolinhas de futebol como poderão algum dia dar bons jogadores? E quando os pais insultam o treinador porque meteu outro em lugar do seu filho?

A vida tem coisas bem mais importantes que o futebol, acreditem. E grave não é o Queiroz, que o país inteiro impôs como treinador ( agora não pode criticar), mas sim o Madail ter saído mais cedo do Estádio. A isto chama-se traição, cobardia e outras coisas bem feias...

Meus amigos, não temos a selecção que pensam! E quando o melhor é brasileiro ( Deco) está tudo dito). Não somos melhores que o Brasil, que a Argentina, que a Holanda, a Itália, a França, a Espanha, não sei se ganhamos ao México, Uruguai, Chile, como não sei se seremos superiores à Russia.

Somos o que somos. Portugal. E como se trata de um jogo temos de perceber que tudo pode acontecer. Se não, meus caros, se fosse pela grandeza, pela força da envolvência, o Benfica ganharia o Campeonato todos os anos e ...não ganha!Porque será?

Não me levem a mal, mas as discussões sobre futebol ( e eu até costuma falar dele, mas noutro contexto) são como as guerras de Alecrim e Manjerona...

Sempre convosco

Tito disse...

O futebol para mim ao contrário do que emana é para intelectuais, e como eu não sou , prefiro comer uns peixinhos da horta e arrotar a camarão. Futebol...bahhhhh

Anónimo disse...

Não sejas assim! Não desprezes aquilo que não gostas.Também há muita gente que não entende o Golf, diz que é para intelectuais, e não dizem bahhhhh!
Todo o desporto é bom, é saudável, é energia, é vida:)

de freitas disse...

Ó Macedo, meu querido, ainda estás pior que eu! Que grande azia quanto ao futebol!!! E eu que pensava que era o único...Mas, convenhamos, não vou por onde vais. Há coisas boas por lá... Ou não foi quando tu por lá andavas envolvido, e muito envolvido, absorvido até ao tutano, que nos conhecemos? E que conhecemos também muita gente boa? Pois...já não te lembras das cabeças de pescada cozidas ehehehe agora só pensas no camarão ( ao menos que seja da costa!)
E dou razão à Inel.
Como sabes até tenho um posicionamento muito meu relativamente ao futebol, mas também acho que se deve desdramatizar. Como escrevi, há tanta coisa para além do futebol...e do golfe!!! Este blogue por exemplo.

Abreijos

Freitas

Ze Manel disse...

Vou parafrasear o nosso "Quinas": Mas que culpa tem a bola?!

Eu gosto muito do jogo, agora de futebol...baaahhhhhhhh!!!