RSS

Exemplos de vida

Lance Armstrong anunciou que vai regressar à competição no próximo ano. O ciclista norte-americano, de 37 anos, retirado desde o dia 18 de Abril de 2005, entrou para a história da modalidade ao estabelecer um recorde de sete vitórias consecutivas (1999 a 2005) na Volta a França, a principal prova do calendário da UCI (União Ciclista Internacional). Isto depois de ter vencido a maior luta da sua vida.
Após se ter estreado como profissional em 1992, Lance Armstrong começou rapidamente a emergir no pelotão internacional e atingiu o ponto mais alto da sua carreira, três anos depois, com a vitória no Cameonato do Mundo, em Oslo. No entanto, em Outubro de 1996, após ter vindo a observar uma grande inflamação na virilha - habituado a ignorar a dor, o norte-americano não lhe deu importância, até que começou a vomitar sangue, a ter perdas de visão e enxaquecas -, foi-lhe diagnosticado um cancro nos testículos, com ramificações no cérebro, nos pulmões e no abdómen. Deram-lhe 50% de hipóteses de sobrevivência e poucos anos de vida. "Na verdade, o seu caso tinha apenas 10% de hipóteses de sobrevivência", disseram-lhe mais tarde.
Depois de duas operações de emergência e vários meses de quimioterapia, Lance Armstrong conseguiu superar a doença, mas teve alguns problemas no regresso à competição. Para sua grande surpresa a sua equipa de então, a Cofidis, quis-lhe diminuir o ordenado para menos de metade. Lance não aceitou e ofereceu-se à Mapei e à Rabobank, mas estes alegaram que “um atleta em fase terminal, que poderia morrer a qualquer momento, seria má publicidade para a equipa!”. A sua determinação e vontade de vencer convenceram a US Postal e os resultados ficaram à vista! O segredo? “Sofri muito em cima de uma bicicleta, mas aprendi o que é o verdadeiro sofrimento: ter uma doença mortal, viver o dia-a-dia angustiado, sem força e psicologicamente derrotado. Talvez essa seja a razão de ter conseguido esses resultados”, vincou Armstrong, acrescentando: “É irónico, mas costumava andar de bicicleta para ganhar a vida e agora apenas quero viver para poder andar nela”.
Retirado da competição desde a última vitória no Tour (2005), o “Super-homem”, nome porque também é conhecido, anunciou, para surpresa de muitos, o regresso ao ciclismo no próximo ano. O seu principal desafio será “colocar o cancro num nível global”. "Só neste ano, cerca de oito milhões de pessoas vão morrer de cancro em todo o Mundo...”, lembrou.
Um exemplo de que com vontade e determinação podemos superar os nossos maiores problemas e que, também, às vezes damos demasiada importância a coisas sem significância.
Um abraço!

2 koices:

Ze Manel disse...

Todos nós temos um Lance Armstrong dentro de nós... O que acontece é que a maior parte de nós não lhe dá forma.. Passamos a vida a comtempla-lo..

MAKE YOUR MOVE!!!!
YEEEAAAAHHHHHH!!!!

Um xi!

Tito disse...

O Manel Zé é o meu Armstrong. Yes, say Yes!!!

Ze Manel disse...

Todos nós temos um Lance Armstrong dentro de nós... O que acontece é que a maior parte de nós não lhe dá forma.. Passamos a vida a comtempla-lo..

MAKE YOUR MOVE!!!!
YEEEAAAAHHHHHH!!!!

Um xi!

Tito disse...

O Manel Zé é o meu Armstrong. Yes, say Yes!!!