RSS

O pisca-pisca português

Tenho notado que em matéria de pisca-pisca os condutores portugueses têm estilos únicos, que passo a enumerar:
- O secreto: Nós não o vemos mas o condutor jura e age como se o tivesse feito, este tipo de pisca-pisca dá direito ao condutor de efectuar viragens a qualquer momento, sendo obrigatoriedade de todos os outros condutores adivinharem quando e onde. Ao fim de alguns anos de carta, o normal condutor português consegue facilmente identificar estas manobras, no entanto pode causar algum problema a condutores noviços ou estrangeiros.

- O imediato: Confere o direito de viragem imediata, tendo os restantes condutores de estarem preparados e de olhar fixo no pisca-pisca dos veículos mais próximos. É muito comum nas auto-estradas quando se está prestes a ultrapassar um carro e o seu condutor, ultrajado pela sua máquina estar a ser subestimada, decide por esta manobra de recurso. Efectua pisca-pisca imediato e inicia uma ultrapassagem vertiginosa, obrigando todos os carros a travar. Tal como o anterior também pode causar danos entre noviços e estrangeiros.

- O eventual: é o tipo de pisca-pisca mais confortável. O condutor liga o pisca a sair de casa e apenas o desliga quando estaciona o carro. Chama-se eventual porque garante ao condutor o direito de virar a qualquer momento entre os pontos de partida e de chegada, ou não. Por vezes pode ser mudado da esquerda para a direita e vice-versa, mas outra das suas particularidades é que é cumulativo com o tipo “secreto�. Por exemplo, um condutor utilizando este tipo para a direita, pode a qualquer momento utilizar um pisca-pisca secreto para a esquerda e virar imediatamente.
Claro, claro eu sei que no curral ninguem se revê nesta minha ideia....pois, pois...