RSS

Os jogos e as emoções

Todas as semanas milhares de pessoas passam 90 minutos enervando-se enquanto vêem o seu clube a jogar. Um minuto de grande excitação e logo um próximo que vai aos níveis de desespero. Ou um jogo de grande alegria, e um logo a seguir de profunda tristeza.
Hoje, por exemplo, e já acendi todas as velas para que o FCPe. ganhe, é um jogo que se for de grande excitação pode ser perigoso para alguns coraçõzinhos nortenhos, como também, nunca se sabe, poderá ser de profunda desilusão. Tudo é possível nesta vida.
Fomos ensinados a acreditar que isso é bom, normal e saudável, mas de acordo com uma teoria não é - leva somente a um comportamento aditivo tornando-nos apegados a essas emoções e aos químicos que estimulam os nossos corpos. Não percebemos que somos nós que criamos cada emoção que experimentamos. Então dizemos que sem essas emoções a vida não tem sentido, nem sabor e seria fria. Parece , dizem os especialistas, que o contrário é que é verdadeiro. Livre de qualquer distúrbio emocional, ou seja, ao colocarmo-nos no lugar de observador, tanto de nós próprios como do jogo em questão, seremos capazes de sentir mais e melhor. Podemos reaprender como motivar-nos, em vez de estarmos dependentes de eventos externos para nos estimular e motivar. E principalmente evitar aqueles momentos que podem chegar aos níveis de desespero.
Que seja um bom jogo, tanto para vós como para mim!!!