RSS

Música - Maurice Ravel




Joseph-Maurice Ravel (Cibourne, 7 de março de 1875Paris, 28 de dezembro de 1937) foi um compositor e pianista francês.
Começou a manifestar interesse pela música aos 7 anos. Desde então dedicou-se ao estudo do piano, mas só começou a frequentar o Conservatório de
Paris aos 14. Posteriormente, em 1895, passou a estudar só e retornou ao Conservatório em 1898, quando estudou composição com Gabriel Fauré.
Foi influenciado significativamente por
Debussy, mas também por compositores anteriores, como Mozart, Lizst e Strauss, mas logo encontrou seu próprio estilo, que ficou, porém, marcado pelo Impressionismo.
É mundialmente conhecido pelo seu
Bolero, ainda hoje a obra musical francesa mais tocada no mundo. A composição foi encomendada pela bailarina Ida Rubistein e estrou na Ópera de Paris em 1928. Ravel descreveu seu Boléro como "uma obra para orquestra sem música".
Faleceu das conseqüências de um acidente de táxi ocorrido em 1932. Durante o período que precedeu a sua morte havia perdido uma parte da sua capacidade de compor devido às lesões cerebrais causadas pelo acidente. A sua inteligência sempre se manteve intacta mas o seu corpo já não respondia adequadamente tendo sofrido de graves problemas motores.