RSS

Orlando Macedo o "Maior"

"in o jogo" 01/08/2003 - NENÉ NOVAIS


http://www.ojogo.pt/19-161/artigo298907.htm





Orlando Macedo, mais conhecido nos meios golfísticos nortenhos, por o "Maior", foi o grande vencedor do Torneio de Verão que se disputou no passado fim-de-semana, no Clube de Golf de Miramar.

É já uma tradição o Clube de Golf de Miramar organizar o Torneio de Verão, no qual participam, para além dos sócios, convidados da direcção do clube. No fundo, ele serve para que todos convivam durante os 18 buracos disputados e, no final, abançarem num faustoso jantar, sendo a tradição o assar de uma vitela no próprio campo.

A prova, disputada na modalidade de "stableford", nas categorias de "gross" e "nett", teve a participação de 96 jogadores. No final dos 18 buracos, Orlando Macedo apresentou um cartão com 37 pontos "gross", assegurando, assim, o primeiro lugar da classificação "gross". Mas não ficou por aqui, pois chamou a si também os prémios da bola mais perto do buraco e do "drive" mais comprido, e só não levou para casa o Citroen C3 Pluriel - prémio atribuído a quem fizesse um "hole-in-one" no buraco 14 - por 5 centímetros. Nos lugares imediatos classificaram-se André Gil Gusmão e Alexandre Barroso, respectivamente com 31 e 30 pontos.

Saliente-se a proeza de Orlando Macedo que, sendo um handicap 0,8, jogou abaixo do Par em "gross", o que, digamos, não é uma coisa muito comum nos dias de hoje, tratando-se de amadores. Mas não podemos deixar de chamar aqui a atenção para o nome "Macedo", pois já na semana passada foram dois Macedos (sobrinhos) a vencer duas provas no Oporto Golf Club, em Espinho. É, de facto, a tendência nata do golfe entranhada nesta família!

O "Maior", que começou a praticar esta modalidade no Oporto Golf Club há pouco mais de seis anos, mudou, no início deste ano, o seu "Home Club" para o "rival" de Miramar, em virtude de ter mais à mão o profissional Sérgio Ribeiro, que de há dois anos a esta parte passou a ser seu treinador.

No final, O JOGO conversou com Orlando Macedo para tomar conhecimento de tão grande evolução num espaço de tempo tão curto e este foi-nos amavelmente confidenciando que, como tudo na vida, se deve a muito esforço e trabalho, mas que tem ainda como objectivo, dentro da programação que fez num calendário de trabalho por si elaborado, poder estar a jogar ao mais alto nível dentro de três anos. Mas para isso poder acontecer tem, primeiramente, que resolver a sua vida profissional. Se assim o conseguir - jogar ao mais alto nível -, gostaria de levar o nome do Finibanco (sua última profissão) a todos os campos da Europa, tendo, no entanto, a consciência que para jogar o "European Seniors Tour" tem de treinar oito horas por dia. Isto seria o corolário de um antigo sonho seu.


CLASSIFICAÇÕES

Gross
1º Orlando Macedo, 37 pontos
2º André Gil Gusmão, 31
3º Alexandre Barroso, 30
4º Adelino Ribeiro, 30
5º Jonathan Macedo, 29

Nett
1º Susana Mendes Ribeiro, 41 pontos
2º André Gil Gusmão, 41
3º João Carreira, 40
4º Maria Alegria Tamegão, 40
5º André Almeida Lima, 40

Bola mais perto do buraco: Orlando Macedo
Drive mais comprido: Orlando Macedo