RSS

Se a moda pega ...

"Professor de Inglês suspenso de funções por ter comentado licenciatura de Sócrates"

Um professor de Inglês, que trabalhava há quase 20 anos na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), foi suspenso de funções por ter feito um comentário – que a directora regional, Margarida Moreira, apelida de insulto – à licenciatura do primeiro-ministro, José Sócrates.

...

Neste momento, Fernando Charrua já não está suspenso. Depois da interposição de uma providência cautelar para anular a suspensão preventiva e antes da decisão do tribunal, o ministério decidiu pôr fim à sua requisição na DREN. Como o professor, que trabalhava actualmente nos recursos humanos, já não se encontrava na instituição, a suspensão foi interrompida. O professor voltou assim à Escola Secundária Carolina Michäelis, no Porto.
...
O professor faz os seus comentários sobre a situação:
"Se a moda pega, instigada que está a delação, poderemos ter, a breve trecho, uns milhares de docentes presos políticos e outros tantos de boca calada e de consciência aprisionada, a tentar ensinar aos nossos alunos os valores da democracia, da tolerância, do pluralismo, dos direitos, liberdade e garantias e de outras coisas que, de tão remotas, já nem sabemos o real significado, perante a prática que nos rodeia."

( Notícia do "Público" de 2007.05.19, que pode ser lida na íntegra aqui , e que assusta qualquer um que preze minimamente a Democracia ! )
( imagem in missouri.emints.org )
_____________
Aos factos acima, encontram-se na blogosfera comentários como este, que não resisto a reproduzir :
Exma. Senhora Ministra da Reeducação, da Guerra e dos Professores
Em nome da Justiça e no cumprimento do despacho XXL/Top Secret, da Secretária do Gabinete dos Delatores e Informadores, comunico a V. Ex.ª que, um seu subordinado, no próprio local de trabalho e no exercício das suas funções, ofendeu gravemente a honra e o bom nome do nosso querido e estimado primeiro-ministro, Kim Il Sócretino.
Depois de ouvidos os presentes, constatou-se que o professor de inglês, de seu nome completo, Fernando Charrua, alcunha, o Lixado, afecto ao partido laranja, servindo-se da incompetência de um seu colega de classe, proferiu criticas insultuosas ao diploma e ao curso do iluminado líder do nosso humilde povo.
Em face da previsível perturbação no funcionamento do serviço e, como já há muito que tinha o lugar dele debaixo de olho, mandei de imediato suspendê-lo preventivamente de funções e instaurei-lhe o competente processo disciplinar mas, consciente que os Tribunais, por causa da providência cautelar, poderão mandar reintegrá-lo, solicito encarecidamente a V. Ex.ª que lhe dê por terminada a comissão de serviço, invalidando assim o eventual despacho do juiz da causa.
A título complementar, e para os devidos efeitos, informo V. Ex.ª que, existe aqui um professor de bons costumes e de boas famílias, faz parte da nossa linha dentro do partido, comunga dos nossos ideais, “um só ministro, um só partido, um país sem regiões”, e está disponível para ocupar o lugar deixado em aberto pelo conspirador que pôs em perigo a segurança nacional.
A responsável pela “ Declaração de Reimplantação do Estado Novo” – Josefina Bufa
( post d' "Os Infiltrados" )