RSS

Bobby Jones

Em 18 dezembro de 1971, os golfistas jogando na Old Course em St. Andrews pararam o jogo enquanto a bandeira no club house em frente ao green do 18 era içada a meia haste. O legendário Bobby Jones acabara de morrer aos 69 anos.Mas quem era este Bobby Jones? Nascido Robert Tyre Jones Jr., no dia de St. Patrick, em 17 de março de 1902 em Atlanta na Georgia, Bobby era o filho do coronel Robert P. Jones, um próspero advogado de Atlanta. Bobby nasceu com uma saúde de tal forma débil que só aos cinco anos começou a comer comida sólida e só quando os pais se mudaram para uma casa de campo em East Lake (perto do country club local), começou Bobby a criar corpo, muito provavelmente devido à prática de desporto - baseball e golf.Copiando o swing de Stewart Maiden, um jogador local, que acompanhava regularmente em East Lake e, usando um cleek (uma espécie de ferro 9 da época), Bobby veio a desenvolver um swing fluido e característico que veio a fazer dele o maior jogador de sempre. Aos seis anos ganhava provas do club, aos 14 disputava o U.S. Amateur Championship ganhando 5 das 8 vezes em que participou, terminando 2º numa das edições restantes. Manteve-se sempre como amador, recusando a profissionalização e, entre 1923 e 1930, ganhou 62% de todas as provas em que participou. Em 11 das últimas 12 provas não fez pior que 2º, tendo ganho 7. Foi o primeiro jogador a ganhar o US Open e o British Open no mesmo ano. É o único jogador até hoje, a ter ganho o Grand Slam (The British Amateur, British Open, U.S. Open, and U.S. Amateur), no mesmo ano.
Na década de 20, os grandes ídolos do desporto americano eram: Babe Ruth no baseball, Jack Dempsey no box, Red Grange no american football, Bill Tilden no tennis e, Bobby Jones no golf. Em 1930, apenas com 28 anos e um escasso mês após ter ganho o Grand Slam, Bobby Jones retira-se da prática do golf, para continuar a desenvolver uma vida de sucesso.
Licenciou-se sucessivamente em engenharia mecânica, literatura inglesa e direito. Na área do golf, desenha com Alister MacKenzie o famoso Augusta National (Golf Club) no qual cria o não menos famoso torneio The Masters, cuja 70ª edição (não se disputou entre 43 e 45), decorreu recentemente. O Masters é um dos torneios que integra o moderno Grand Slam, conjuntamente com o British Open, o Us Open e o PGA Championship, sendo o primeiro a ser disputado. O prize money, se bem que importante, é neste caso relegado para segundo plano, face ao prémio suis generis que foi instituido em 1949 - The Green Jacket.
Este casaco só pode ser usado fora do Club pelo campeão em título, que deve devolvê-lo no ano seguinte, podendo contudo continuar a usá-lo dentro das instalações do Club quando e enquanto este recebe os sócios, o que só acontece enquanto decorre a semana do Masters - o resto do ano o percurso está encerrado e em manutenção, para estar sempre impecável para o torneio. Os ganhadores do Masters são os únicos a conservarem o estatuto de sócios vitalícios.
Em 1948, Bobby enfrenta o maior desafio da sua vida, é-lhe diagnosticada uma doença degenerativa do sistema nervoso central, que progressivamente o atira para uma cadeira de rodas. Morre em 1971. Golfer & Gentleman.O percurso de Bobby Jones, pelo golf e pela vida, está bastante bem conseguido no filme Stroke of Genius, do qual pode ver o trailler aqui (media player).